Pantera também está em uma situação muito boa para conseguir uma vaga na Série D do Brasileirão para o ano que vem
O Democrata enfrentou o Tombense, na noite de ontem (16), no Mamudão, em Valadares, e venceu por 1 a 0, confronto válido da sétima rodada do Campeonato Mineiro. O gol do jogo foi marcado pelo meia-atacante Thiaguinho, aos 41 minutos do segundo tempo. Então com o triunfo, a Pantera chegou aos 11 pontos, segue em sexto lugar e se aproximou do G4 do Campeonato Mineiro, além de estar na zona de classificação para a Série D do Brasileirão. Já o Gavião Carcará continuou com sete pontos e está em oitavo lugar.
Mesmo jogando fora de casa, foi o Tombense que criou as melhores chances de gol. A equipe de Tombos forçou bastante o jogo pelo lado direito do ataque, sempre aparecendo com dois ou três jogadores, enquanto a Pantera tinha dificuldade na marcação. Everton levou perigo ao gol da Pantera por duas vezes. Na primeira, ele chegou a acertar o travessão em finalização de fora da área. Em uma outra jogada, o atacante do Tombense, já dentro da área, ia marcando um belo gol, após deslocar o goleiro com um leve toque na bola, mas Vini Locatelli tirou a bola em cima da linha.
O Tombense ainda teve com o zagueiro Jordan mais uma boa chance. Após escanteio, ele ficou com a sobra e de meia bicicleta assustou o goleiro Lucão. Enquanto a Pantera, com menor posse de bola, buscava jogar nos contra-ataques e pouco criou na primeira etapa. Contudo o meia-atacante Marcelinho e o lateral-direito Mateus Pivô eram as válvulas de escape. Foi com Marcelinho, de cabeça, a melhor chance da equipe valadarense. Ele surgiu livre na grande área, depois de receber cruzamento de Matheuzinho.
Segunda etapa
Na segunda etapa, o jogo continuou da mesma forma, e o Tombense continuava com a bola nos pés e criando mais. Em sua primeira chance, o meia Jean Lucas arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Lucão a fazer a defesa parcial. A jogada seguiu, e, após cruzamento na área, Jean Lucas bateu de primeira, mas a bola passou por cima. Então em uma outra boa trama de ataque, o volante Alíson acertou a trave. Contudo no rebote da jogada, o atacante Keké chegou chutando, a bola desviou em Gabriel Marques e Lucão fez a defesa.
Mas o Democrata seguia com menor posse de bola e, mesmo com as modificações, não conseguia levar perigo. Marcelinho tentou de falta, mas a bola foi nas mãos do goleiro Rafael Santos. Já o Tombense ainda levou perigo com o volante Zé Ricardo. Ele, bem posicionado dentro da área, recebeu o cruzamento, mas acabou mandando a bola por cima do gol.
No entanto aos 41 minutos, o Democrata chegou ao gol. Pedrinho tocou para Bidick; o atacante avançou pela direita da área e bateu cruzado, mas a zaga do Tombense não afastou e a bola chegou até Thiaguinho. O meia-atacante bateu firme na bola e fez Democrata 1 a 0. Após o gol marcado, o Mamudão explodiu de alegria com festa da torcida e dos jogadores. Já o time de Tombos se abateu com o gol e não levou mais perigo até o fim da partida.
Busca por uma vaga na Série D do Brasileirão
A vitória foi muito importante para a Pantera, que se aproximou do G4. Além disso, está em uma situação boa na briga por uma vaga para a Série D do Brasileirão. Excluindo Atlético e América, que estão a Série A, e Cruzeiro e Tombense, que disputarão a Série B, as outras oito equipes do Estadual brigam por três vagas para a Série D do Brasileirão da próxima temporada.
O técnico do Democrata, Paulo Schardong, celebrou a vitória dentro de casa, mas ressalta que ainda tem muito trabalho pela frente. “Jogamos diante de um grande adversário, que tem um planejamento da Série B do Brasileiro. O nosso objetivo, desde o início, era para brigar entre os seis primeiros, situação que nos daria no mínimo em uma competição nacional ano que vem. Nos colocamos em uma situação que precisamos de duas vitórias para garantir esta vaga”, disse.
Schardong parabenizou o elenco pelo empenho em campo e também destacou que trabalha com os pés no chão, sabendo das dificuldades que ainda virão pela frente. “Os nossos jogadores estão de parabéns pela luta, garra e vontade. Com esta vitória também já podemos mirar a parte de cima da tabela, mas temos que ter os pés no chão, pois teremos ainda quatro jogos muito difíceis, sendo três deles fora e um em casa. Agora é descansar para mais uma viagem, pois teremos um grande enfrentamento contra o Athletic fora de casa no próximo sábado”.
Próxima rodada
O Democrata enfrentará o Athletic, equipe que tem 13 pontos e ocupa o quarto lugar na tabela de classificação. O duelo será disputado na Arena Unimed, em São João del Rei, no próximo sábado (19), às 15 horas. Já o Tombense visitará o Patrocinense, no domingo (20), às 11 horas, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.