O gol saiu aos oito minutos; Gabriel Ferreira marca de cabeça e conquista o título inédito
O Esporte Clube Democrata conquistou o Troféu Inconfidência na noite desse domingo (3) contra o Tombense. Aliás um presente para a Pantera que completou 90 anos no mês de fevereiro e para as torcidas que lotaram o Mamudão. Democrata definiu o título no primeiro tempo. Aos oitos minutos, Marcelinho sofre uma falta. Então o próprio Marcelinho cobra escanteio para Pantera. Dessa forma, na cobrança, Gabriel Ferreira definiu o título, com gol de cabaça. Democrata, 1 a 0.

Mas faltando duas horas para começar o jogo, as torcidas já faziam a festa em frente à sede da Pantera, comemorando o título, com aquela certeza que o Democrata já era campeão. Jamaica é torcedor da Pantera há muitos anos. De acordo com ele, este jogo é muito importante. Ainda de acordo com ele, há cinco anos o seu irmão morreu na arquibancada por causa de um infarto. “Hoje é um dia marcante para mim. Hoje está completando 5 anos exatamente que meu irmão morreu, e vai ficar mais marcante para mim quando nós gritarmos é campeão’’, ressaltou.

Momentos do jogo
O Democrata começou agitando nos primeiros minutos de jogo no Mamudão, com ótimas participações de Marcelinho e Pedrinho. Aliás o time visitante já começou o jogo tomando aquele susto. Então o gol do título veio logo aos 8 minutos do primeiro tempo. Marcelinho cobrou escanteio pela esquerda e Gabriel Ferreira cabeceou e marcou. Em seguida, Jordan, do Tombense, quase marcou, acertando o travessão, após cruzamento de Chico.
Aos vinte e cinco minutos, o Gavião Carcará dá um susto no goleiro Lucão. Então por pouco o Tombense empata. Com isso foi um banho frio na Pantera. No entanto a Pantera volta a aquecer o jogo. Faltando poucos minutos para acabar o primeiro tempo, Pedrinho chega à área e chuta forte, mas ele só acerta a trave do adversário.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Tombense volta melhor. O time criou grandes oportunidades, porém a Pantera soube administrar o jogo. Aos nove minutos de partida, as torcidas querem o Bidique em campo, mas somente aos 27 minutos de jogo, o pedido foi atendido. O atacante Matheus Bidique entra no campo aplaudido pelas torcidas. O atacante levantou o astral dos colegas. Ele chegou agitando o ataque democratense, e aos 39 quase matou a partida com bela defesa de Rafael Santos.
Contudo no finalzinho do jogo, Gavião tentou marcar, mas a Pantera segurou a partida e garantiu o caneco. Fim de jogo: Democrata campeão Troféu Inconfidência 2022.
O técnico do Democrata, Paulo César Schardong, falou com alegria a conquista do troféu. “Um dia muito especial, não somente para o Democrata, mas para Governador Valadares. Olha que coisa linda, estádio lotado. Estou muito feliz. Tenho uma identificação muito grande pelo clube. Série D é nossa. Missão cumprida. Agora é aproveitar, curtir. Na terça-feira começar o trabalho. Não podemos parar’’, concluiu o técnico.
