Em uma entrevista nessa quinta-feira (29), o delegado da Polícia Civil, Dr. Luciano Cunha, avaliou o aumento do número de homicídios e de tentativas em Governador Valadares, através de um comparativo de dados e estatísticas feito pela Polícia Civil, em comparação ao primeiro semestre de 2019. No ano passado tivemos na cidade 37 casos de homicídios registrados, neste ano foram registrados só no primeiro semestre 56 casos de homicídios, ou seja, um aumento de 19 casos.
De acordo com o delegado “no que diz respeito a tentativas, até a data do dia 29 de outubro de 2020, são 79 homicídios consumados e 119 tentativas, enquanto nesse mesmo período em 2019, foram 72 consumados e 110 tentativas, ou seja, 7 homicídios a mais e 9 tentativas a mais nesse comparativo. O que nos chamou atenção foi no primeiro semestre, que teve uma explosão muito grande”, completou.
Valadares, além de ter uma cultura de morte teve também como influência neste período da Covid-19, a soltura dos presos. O que na opinião do Dr. Luciano, colabora para o aumento dos crimes.
Entretanto a cidade de Governador Valadares vai na contramão das demais estatísticas do país. Valadares varia na média entre 40 a 50% dos homicídios que são apurados.
E um dos principais motivos para os crimes de homicídios está vinculado ao tráfico de drogas.
Portanto uma das estratégias para combater os crimes é o apoio das Polícias Civil, Militar, sistemas socioeducativos e do sistema prisional.