O encontro contou com a participação de representantes da Defesa Civil de todo estado mineiro, tendo o foco nas chuvas do mês de dezembro e janeiro
Nesta quinta-feira (29), representantes da Defesa Civil de Governador Valadares, participaram do Seminário de Preparação para o período chuvoso 2022/2023, em Belo Horizonte. A ação tem como objetivo, o preparo dos oficiais, para as adversidades que podem acontecer durante este período com as fortes chuvas.
No final do ano passado e início deste ano, as enchentes deixaram marcas e grandes perdas na população Valadarense. Foram dias de muita luta, com diversas pessoas perdendo roupas, moveis, documentos, dentre outros objetos importantes. A Defesa Civil contribuiu para que os danos fossem reduzidos. Com um brilhante trabalho, salvaram diversas vidas e levou apoio a pontos de difícil acesso, alertando toda a comunidade sobre os riscos de inundações e desabamentos.
O evento que reuniu todos os coordenadores da Defesa Civil de Minas Gerais, contou com uma programação variada, na qual foi apresentado o Plano de Emergência Pluviométrica 2022/2023. Trazendo previsões meteorológicas para o período em questão, além de diversas analises climáticas e medidas a serem tomadas em situação de emergência. Representando a Defesa Civil de Governador Valadares, o coordenador da instituição major Adelson Ferreira e o sargento Marlon Cupertino, marcaram presença no evento, trazendo para a região ainda mais informação e preparo durante este período chuvoso.
A abertura da ação, ficou por conta do Coordenador Nacional de Defesa Civil, Cel. PM. QOR. Alexandre Lucas Alves, ressaltando pontos importantes sobre a temática retratada no evento. Já o encerramento, foi feito pelo Tem. Cel. PM. Sandro Vieira Corrêa onde passou informações preciosas para todos os oficiais, lembrando sobre os perigos desta época do ano.