Defesa Civil alerta para risco de refluxo em bairros ribeirinhos nas próximas horas

Bairros São Tarcísio, Santa Rita (Baixa do Quiabo) e São Paulo já têm locais alagados

Apesar de ter aumentado abaixo do previsto, o risco de transbordamento e refluxo do rio Doce em Governador Valadares ainda é iminente. De acordo com a Defesa Civil, o rio pode chegar a 3 metros na régua do Saae até o fim do dia desta quinta-feira (5).

“Chegando em três metros, todos os bairros ribeirinhos já são inevitavelmente atingidos: Ilha dos Araújos, São Pedro, Santa Rita, JK, Jardim Alice, Universitário — todos esses já recebem o refluxo quando a cheia chega a esse ponto. E isso pode ocorrer até a noite de hoje”, alerta o major Adelson Ferreira, coordenador da Defesa Civil de Governador Valadares.

Major Adelson Ferreira, coordenador da Defesa Civil de Governador Valadares

De acordo com a Defesa Civil, a previsão de chuva para Valadares hoje é de 30 milímetros. No entanto, continua chovendo muito nas cabeceiras dos rios afluentes, o que faz com que a água suba no rio Doce mesmo com o clima estável na cidade. Na última atualização, às 11 horas da manhã, a régua do Saae marcava 2.37 metros. A previsão é que o leito já alcance 2.85 metros por volta das três horas de hoje.

 Diante dos riscos, o coordenador da Defesa Civil alerta: “Nós orientamos a todos que estejam atentos aos comunicados da imprensa, da Defesa Civil e da Prefeitura. Nós estamos com carros de som nas regiões ribeirinhas desde domingo, e todos os alertas são divulgados. Quem mora nessas áreas de risco precisa seguir as orientações e retirar os móveis, tomar cuidado com animais domésticos e não ficar no imóvel, de forma alguma, quando a enchente estiver passando. Procurar abrigo e entrar em contato com a Defesa Civil, caso seja necessário”.  

Até a manhã desta quinta-feira, de acordo com a Defesa Civil, a cidade não tem nenhum morador desabrigado ou desalojado pela enchente. No entanto, os bairros São Tarcísio, São Paulo e Santa Rita já têm locais alagados.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM