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Pianista de Valadares chega ao Top 50 da Billboard

FOTO: Arquivo Pessoal

A impressionante trajetória do pianista Gabriel Albuquerque inclui colaborações em eventos como UFC e Premier League

GOVERNADOR VALADARES – Ao longo da vida colecionamos diversos momentos embalados por trilhas sonoras inesquecíveis. Sempre presente no cotidiano popular, a música pode ser considerada a expressão artística mais confidente e companheira já criada. Todavia no caso do pianista e produtor musical valadarense Gabriel Albuquerque, ela se apresentou de um jeito ainda mais especial.

Com apenas 20 anos, o músico conquistou um feito que, para muitos veteranos, ainda é um grande sonho: o Top 50 Mundial da conceituada revista Billboard. A realização veio com a música “Solas x Interstellar”, uma produção lançada em 2023 que rapidamente, no ranking, ao chegar na 23ª colocação, ultrapassou canções de artistas internacionais renomados como Beyoncé, Mariah Carey, Justin Timberlake, The Weeknd, Drake, Kanye West entre outros.

Pianista autodidata, Gabriel confessa que se interessou pelo meio musical ainda na infância, porém, nunca chegou a ter aulas com especialista. Ele revela que o pontapé inicial aconteceu somente na adolescência e por conta própria. “A partir de uns 13/14 anos, percebi que gostava muito de teclado, porque minha prima tocava e eu queria aprender também, só que não tinha ninguém pra me ensinar. Com isso, comecei a pesquisar vídeos, tutoriais e fui aprendendo sozinho mesmo. Na época eu era apaixonado por música eletrônica. Hoje eu componho música clássica e trilha sonora. Porém, como na época eu era mais ligado à música eletrônica, comecei a praticar pelo teclado e fui vendo que realmente gostava, mas nunca passou pela minha cabeça trabalhar na área. Isso aconteceu recentemente. Tive a ideia de lançar minhas músicas em 2022, mas não para trabalhar”, confessa.

Logo após o lançamento de seu primeiro álbum, intitulado “Universe”, o jovem notou que os números de acessos ao seu trabalho nas plataformas digitais cresciam constantemente. A surpresa foi ainda maior ao descobrir que uma canção de sua autoria foi utilizada em um conhecido programa de talentos norte-americano. “Eu comecei com 48 ouvintes por mês, hoje estou com 420 mil. E ainda assim [na época] eu não imaginava todo o alcance que ia ter. Foi quando começou mesmo. Ainda no final de 2022 a minha música foi usada no programa de talentos Got Talent, mas não cheguei a receber créditos por isso”.

No período, o produtor musical estava cursando Direito e já se via desmotivado para continuar no segmento acadêmico. “Foi uma época difícil porque eu já estava infeliz no curso, não queria continuar fazendo Direito. Estava muito perdido e, por mais que eu estivesse na faculdade, estava perdido em relação ao meu futuro. Por outro lado, eu também estava muito frustrado por não estar tendo o reconhecimento com as minhas músicas, porque, na maioria dos casos, usavam sem dar os créditos e eu não era monetizado”, diz.

Contudo se 2022 foi um ano de incertezas para o músico, 2023 foi a confirmação de que ele estava no caminho certo ao se jogar no mundo da arte. Descrito por ele mesmo como um apaixonado por trilhas sonoras de filmes, Gabriel viu no TikTok uma ferramenta para auxiliá-lo a alcançar o tão merecido reconhecimento no meio musical.

“Eu comecei a perceber o alcance da música “Solas x Interstellar”, o mundial, quando estava usando TikTok, e comecei a descer para a página principal do aplicativo. Lá eu via que os vídeos estavam com o áudio. Vi influenciador que acompanho usando, vi até em vídeo no perfil oficial da Champions League. Era loucura pra mim. Nisso eu recebi de uma amiga que a minha música estava em 14º lugar no ranking das mais utilizadas do mundo inteiro. Atualmente, tem quase 500 mil vídeos com o áudio e, somando todas as músicas que lancei, já totalizou 1,3 milhão de vídeos usando. É um número que às vezes não entra na minha cabeça”.

Com o devido reconhecimento, então, desde o último ano, o valadarense coleciona aparições nas trilhas de documentários de competições esportivas de prestígio, como a Premier League (2023) e o UFC (2024). E, analogamente, também em anúncios para a Lamborghini + Razer (2023) e os aplicativos da NASA Space (2023).

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