GOVERNADOR VALADARES – O Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT), em colaboração com a Fundação Banco do Brasil, anunciou o lançamento do curso “Desenvolvimento de Negócios Agroflorestais”. A iniciativa visa capacitar indivíduos para atuarem na agricultura regenerativa na Bacia do Rio Doce.
Com um total de 30 vagas disponíveis, o curso abre suas inscrições para livre concorrência. No entanto, terão prioridade os estudantes com origem rural, membros de comunidades tradicionais, jovens e mulheres do campo. Durante as aulas, os participantes terão a oportunidade de explorar diversos temas. O curso inclui fundamentos da agricultura regenerativa, a aplicação de mecanizações agroflorestais e estudos de viabilidade econômica de arranjos produtivos.
O curso tem uma abordagem prática, o que permite aos alunos vivenciarem a implantação de uma área modelo do sistema agroflorestal. O ambiente de aprendizado será proporcionado pelo Centro de Referência e Treinamento em Tecnologias Sociais (CETRECS), onde os participantes serão hospedados. O CETRECS é um espaço rural e localiza-se em Baguari, distrito de Governador Valadares.
Com uma carga horária total de 80 horas, as aulas acontecerão uma vez por mês, preferencialmente aos fins de semana, ao longo de seis meses. Além disso, poderão ocorrer sessões remotas para complementar o aprendizado. Dessa forma, os interessados em participar podem acessar o edital do curso clicando aqui. As inscrições estarão disponíveis até o dia 5 de março através do formulário online.