[the_ad id="288653"]

Curso de Psicologia promove caminhada antimanicomial pelas ruas de Valadares

FOTO: Divulgação Univale

O movimento antimanicomial é uma forma de conscientizar a população de que as pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno mental têm o direito de serem tratadas em uma sociedade livre. A caminhada também marcou o encerramento da Jornada Acadêmica do curso de Psicologia da Univale.

“Hoje em dia não há porque tratar uma pessoa com transtorno mental a excluindo do convívio social, trancada dentro de um hospital psiquiátrico. O ideal é fazer o tratamento na comunidade, no território, garantindo a convivência familiar, o trabalho, o direito à renda, participação social, convivência com os filhos. Esse movimento é para lembrar a importância dessa reforma e fortalecer a rede de atenção psicossocial”, afirmou a professora Solange Coelho.

Estudantes presentes também se manifestaram contra a internação em manicômios. “Nós sabemos como as pessoas em sofrimento mental são tratadas em nosso país e nós somos totalmente contra os manicômios e o tratamento longe da família, o tratamento separado da sociedade e da comunidade. Nós lutamos contra esse tipo de tratamento, porque a gente percebe que não é eficaz”, disse a estudante Larissa Soares.

Veja imagens e outros depoimentos, a Univale TV registrou a caminhada pela luta antimanicomial:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Estudantes de Enfermagem oferecem treinamento em oratória

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Estudantes que integram o Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf) ofereceram um treinamento em oratória no sábado (27) para estudantes da UNIVALE.