O Cruzeiro entrou em campo, na noite deste sábado, e voltou a vencer pelo Campeonato Brasileiro. Após uma sequência de dois empates e três derrotas entre a 7ª e a 11ª rodadas, a Raposa conseguiu reencontrar o triunfo na partida da 12ª rodada. Jogando na Arena Independência, o time comandado pelo técnico Pepa superou o São Paulo pelo placar de 1 a 0. O gol único do jogo foi anotado pelo atleta Rafinha, do São Paulo, contra o próprio patrimônio.
O primeiro tempo começou com um Cruzeiro alucinado, envolvendo o sistema defensivo do São Paulo desde os primeiros instantes. Desta forma, saiu o gol inaugural da partida. Aos 3 minutos, Bruno Rodrigues superou dois marcadores pelo lado esquerdo e inverteu a jogada para William, que fez um cruzamento preciso para o meio da área, buscando o volante Filipe Machado. Mas antes que o meio-campista pudesse cabecear, o atleta Rafinha tentou afastar a bola da área e jogou contra o próprio gol, colocando assim o Cruzeiro na frente!
Na sequência, o Cruzeiro quase fez 2 a 0, quando Mateus Vital fez belo passe em profundidade buscando Wesley, mas a bola foi um pouco forte e ficou palpável para o goleiro, que saiu do gol desesperadamente e conseguiu atrapalhar a finalização do atacante cruzeirense.
Na reta final da primeira etapa, o time visitante foi crescendo dentro do jogo e passou a oferecer perigo ao gol do Cruzeiro. Todavia, os atletas do São Paulo se depararam com um goleiro Rafael Cabral inspiradíssimo. Aos 35 minutos, o arqueiro celeste operou milagre na melhor das chances criadas pelo time adversário. Após cabeceio de Calleri, Cabral voou para espalmar e ainda defendeu o rebote desferido dentro da pequena área, salvando a Raposa. Aos 43, mais uma defesa difícil do goleiro cruzeirense, se esticando todo para defender um chute que tinha se desviado em Matheus Jussa.
O segundo tempo mostrou um panorama semelhante ao do primeiro. O São Paulo detinha mais posse de bola e conseguia ter mais finalizações, mas os atletas do Cruzeiro conseguiam sustentar a vitória parcial. Logo aos 5 minutos, Rafael Cabral fez mais uma defesaça, espalmando um forte cabeceio que tinha “endereço” certo.
A partida seguiu com essa tônica até o fim. O São Paulo tentava chegar ao empate de várias maneiras, mas quando conseguia superar a boa marcação celeste, encontrava um paredão na frente do gol. Aos 19 minutos, em uma defesa cara a cara com Wellington Rato, e aos 44, em uma “bola viva” dentro da área depois de um escanteio, Rafael Cabral fez novas defesas que impediram que o São Paulo pudesse reagir. Deste modo, o jogo encerrou-se com a grande vitória do Cabuloso.
Após o importante triunfo deste sábado, o elenco celeste terá uma merecida folga neste domingo e se reapresenta na manhã de segunda-feira na Toca da Raposa II. A partir daí, o técnico Pepa comandará cinco treinamentos focados no próximo compromisso do Cabuloso, contra o Internacional, no próximo sábado, em Porto Alegre.
FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 1×0 São Paulo
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 12ª rodada
DATA: 24/06/2023
LOCAL: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
ÁRBITRO: Ramon Abatti Abel (FIFA/SC).
ASSISTENTES: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Alex dos Santos (CBF/SC).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA/RS).
GOL: Rafinha [contra], aos 3min do 1ºT (Cruzeiro)
CARTÕES AMARELOS: Henrique Dourado (Cruzeiro) / Nestor, Rodriguinho e David (São Paulo).
CRUZEIRO
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Reynaldo (Neris) e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Ian Luccas) e Mateus Vital (Neto Moura); Wesley (Stênio), Bruno Rodrigues e Gilberto (Henrique Dourado).
Técnico: Pepa
SÃO PAULO
Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista (Marcos Paulo); Jhegson Méndez (David), Pablo Maia e Nestor (Rodriguinho); Wellington Rato (Juan), Alisson (Luciano) e Calleri.
Técnico: Dorival Júnior