SETE LAGOAS – Após boa vitória, em Nova Lima, na última quarta-feira (24), no primeiro compromisso da temporada 2024, o Cruzeiro já está focado no jogo da 2ª rodada do Campeonato Mineiro. Neste sábado, às 16h30, o Maior de Minas encara o Athletic na Arena do Jacaré.
Cumprindo pena de perda de mando devido a incidentes ocorridos no clássico contra o Atlético Mineiro, no estadual do ano passado, o Cruzeiro terá o estádio da cidade de Sete Lagoas como palco da partida contra o Athletic.
Com apenas dois dias de preparação após o triunfo sobre o Villa Nova, pela 1ª rodada, a comissão técnica aliou os trabalhos de recuperação física e os ajustes táticos na Toca da Raposa 2 para que a equipe busque um bom resultado também neste sábado. Após o treinamento dessa sexta-feira, que ocorreu no período da manhã, os atletas retornaram à Toca no início da noite e já foram conduzidos para Sete Lagoas, onde a concentração foi iniciada.
Nesta semana, o elenco infelizmente teve duas baixas por ordem médica. O atacante Rafael Elias teve detectada uma lesão no úmero do braço direito. Além dele, o atacante Gabriel Veron, após sofrer um trauma no pé direito durante treinamento, passou por exames que diagnosticaram lesão. Ambos os atletas foram submetidos a intervenção cirúrgica e iniciaram o processo de recuperação no departamento de saúde do Cruzeiro.
Outros atletas que não estão disponíveis para o compromisso deste sábado são o volante Filipe Machado, em etapa de preparação física; o volante Lucas Romero, que também realiza trabalhos físicos; o volante Ramiro, que está em etapa final de recuperação e já treina junto ao elenco; e o meia Mateus Vital, que retomou os treinos com o grupo nesta semana.
No departamento médico, seguem em tratamento o atacante Rafael Bilu, que se recupera de uma ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda; e o atacante Wesley, recuperando-se de lesão no ombro esquerdo.
Um desfalque por questão especial é a do lateral-esquerdo Kaiki. O ‘cria da Toca’ está a serviço da Seleção Brasileira, que disputa o Torneio Pré-Olímpico na Venezuela. Kaiki foi titular nas duas partidas disputadas pela Canarinho Sub-23 até o momento – vitórias sobre a Bolívia (1 a 0) e Colômbia (2 a 0).
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x ATHLETIC
Confronto bastante recente, Cruzeiro e Athletic somam apenas cinco duelos até o momento. O Cruzeiro mantém invencibilidade contra a equipe de São João del Rei, tendo vencido quatro partidas e empatado uma. Todos os jogos disputados foram válidos pelo Campeonato Mineiro.
O primeiro encontro das equipes terminou com uma vitória celeste por 1 a 0 pelo Mineiro 2021. No dia 14 de março, no Mineirão, Marcelo Moreno foi o autor do primeiro gol da história do confronto.
No duelo mais recente, pelo estadual do ano passado, aconteceu o único empate até aqui. Na Arena Independência, Nikão fez o gol celeste na partida que terminou com o placar de 1 a 1.
CRUZEIRO NA ARENA DO JACARÉ
Após dois jogos realizados na Arena do Jacaré na última temporada, o Cruzeiro volta ao estádio da cidade de Sete Lagoas. O palco está na memória da torcida celeste pela conquista do Campeonato Mineiro de 2011, além de outras façanhas inesquecíveis como, por exemplo, a goleada sobre o Atlético-MG por 6 a 1 e a goleada sobre o Estudiantes (ARG) por 5 a 0.
A primeira partida da Raposa na Arena do Jacaré aconteceu em 2006, quando o clube foi convidado para enfrentar a Seleção Mineira em amistoso no estádio. No dia 8 de abril daquele ano, o Cruzeiro venceu o selecionado estadual por 1 a 0, gol marcado pelo lateral Luizinho.
Desde então, o Cruzeiro construiu um retrospecto amplamente positivo no estádio de Sete Lagoas. Em um total de 61 partidas já jogadas na Arena do Jacaré, o Cabuloso conquistou 37 vitórias, tendo um aproveitamento total de 66,7%.