BELO HORIZONTE – Diante da torcida, o Cruzeiro terá uma decisão pela frente na noite desta quinta-feira (26). A Raposa encara o Libertad, equipe paraguaia, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Além dos olhos voltados para uma vaga encaminhada para a semifinal – já que o time mineiro chega para o confronto com a vantagem de ter ganhado o primeiro embate por 2 a 0 -, as atenções dos torcedores cruzeirenses se curvam para a estreia do técnico Fernando Diniz no comando estrelado.
Caso faça valer o cenário positivo e avance na competição internacional, o Cruzeiro terá pela frente o Lanús, time argentino já bem conhecido pelos brasileiros. Os hermanos conquistaram a vaga após vencer o Independiente Medellín, da Colômbia, em uma equilibrada disputa de pênaltis que terminou em 5 a 6. A partida aconteceu nessa quarta-feria (25), em Medellín.
Sobretudo, a possível classificação celeste também representaria a conquista de um feito inédito na história do clube, que nunca chegou tão longe no torneio. Além disso, põe fim a uma infeliz sequência de 15 anos sem disputar uma semifinal em uma competição da Conmebol. A última vez aconteceu em 2009, ocasião na qual os mineiros enfrentaram o Grêmio e seguiram para a amarga final contra o Estudiantes, da Argentina.
As participações do Cruzeiro na Sul-Americana
- 2003: eliminado na fase preliminar em um triangular com Palmeiras e São Caetano
- 2004: classificou contra o Goiás na fase preliminar e foi eliminado pelo Inter nas oitavas de final
- 2005: classificou contra o Juventude na fase preliminar e foi eliminado pelo Vélez Sarsfield nas oitavas de final
- 2006: eliminado na fase preliminar contra o Santos, nos pênaltis
- 2007: eliminado pelo Goiás na fase preliminar
- 2017: eliminado na 1ª fase contra o Nacional, nos pênaltis
CRUZEIRO
Recém chegado à Toca da Raposa, Fernando Diniz não deverá promover mudanças drásticas para a estreia. Indo além, o comandante terá o retorno de Walace, fora dos últimos jogos por conta de amigdalite. Todavia, a principal dúvida está na zaga, entre João Marcelo e o argentino Villalba, que foi titular nos dois últimos jogos com Fernando Seabra.
Time provável: Cássio; William, Zé Ivaldo, Villalba (João Marcelo) e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Lautaro Díaz, Gabriel Veron e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz.
LIBERTAD
No lado visitante, o treinador Daniel Garnero segue sem o artilheiro Óscar Cardozo, podendo manter o Tito” Villalba no setor ofensivo. Pelo campeonato paraguaio, Tito foi o herói na vitória da equipe na última rodada.
Time provável: Martín Silva; Iván Ramírez, Diego Viera, Néstor Giménez e Matías Espinoza; Cristian Riveros (Bautista Merlini), Caballero e Iván Franco; Héctor Villalba, Gustavo Aguilar (Lezcano) e Roque Santa Cruz (Alexis Fretes). Técnico: Daniel Garnero.