BELO HORIZONTE – O Cruzeiro empatou sem gols com a Universidad Católica na noite dessa quinta-feira (4), em Quito, no Equador, na estreia da Copa Sul-Americana de 2024. Para a partida, o técnico Nicolás Larcamón optou poupar os principais atletas de cada posição já de olho no próximo compromisso da Raposa.
O zagueiro João Marcelo, o lateral-esquerdo Marlon, o volante Lucas Romero e o meia Matheus Pereira iniciaram no banco de reservas e entraram no segundo tempo. Já os atacantes Arthur Gomes e Juan Dinenno sequer viajaram com a delegação para o país sul-americano. Arthur foi liberado para acompanhar o nascimento do filho, enquanto Dinenno apresentou desgaste físico após o jogo de ida da final do Mineiro.
Durante entrevista coletiva, o técnico do Cruzeiro destacou o ponto conquistado fora de casa e o desempenho do time jogando em altitude elevada. De acordo com Larcamón, o foco do time agora é a final do Campeonato Mineiro contra o Atlético-MG, neste domingo (5), às 15h30, no Mineirão.
“Me contento com o ponto e, principalmente, agora com o foco em 100% no domingo. Teremos um encontro importante com nossa torcida para coroar o título estadual, que é muito importante pra gente”, disse o técnico do Cruzeiro.
Sobre a estreia na Sul-Americana
O Cruzeiro tentou se adaptar aos 2.850 metros de altitude do estádio Olímpico Atahualpa e começou o jogo tomando iniciativa nos primeiros minutos. O time celeste criou duas boas chances, com William e José Cifuentes, mas não conseguiu abrir o placar.
Do outro lado, a Universidad Católica cresceu de produção na metade final do primeiro tempo e passou a pressionar o Cruzeiro. A equipe equatoriana chegou a acertar a trave após uma rebatida da defesa, mas o goleiro Rafael Cabral conseguiu defender para evitar o gol.
O segundo tempo começou com a Universidad Católica tendo a melhor chance da partida. Após um erro de passe da defesa cruzeirense, Cifuente chutou forte de fora da área, mas Rafael Cabral conseguiu impedir o gol e viu a bola ainda tocando no travessão para não entrar.
O Cruzeiro não se intimidou com a chance desperdiçada pelo adversário e respondeu com boas chances de gol. José Cifuentes e Álvaro Barreal finalizaram com perigo, mas o goleiro Galíndez evitou o gol do time mineiro.
Próximos jogos
Com o empate, o Cruzeiro soma seu primeiro ponto na Sul-Americana e volta a campo pela competição na próxima quinta-feira, contra o Alianza (COL), no Mineirão. Antes disso, o time decide o título do Campeonato Mineiro contra o Atlético-MG, neste domingo (5), no Mineirão.