Na noite de ontem (17) foi realizada a Assembleia Geral para alteração do Estatuto do Cruzeiro sobre a porcentagem de controle da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Com 95,8% dos votos, a alteração foi confirmada e agora o investidor que tiver interesse pode adquirir até 90% das ações da SAF. Já no fim da manhã deste sábado (18), Pedro Mesquita, head da XP Investimentos, empresa que está à frente do processo pela busca de investidores confirmou que Ronaldo Fenômeno é quem vai comprar as ações da SAF, informação também confirmada pelo twitter oficial do clube mineiro.
“Sim, nós sempre sonhamos grande! Como todo brasileiro que ama futebol, é extremamente gratificante participar de um momento tão especial! O fenômeno voltou! E voltou para mudar o futebol brasileiro! É com muito orgulho que iniciamos essa transformação!”, diz postagem no perfil pessoal de Pedro Mesquita no Instagram.
As informações de qual a porcentagem da compra e detalhes serão divulgados no decorrer dos dias.
Votação
No total dos 564 votos, 544 foram para o sim, 18 pelo não, ainda teve um nulo e um branco. Na votação poderiam participar conselheiros e associados, mas com pesos diferentes nos votos, desta forma: beneméritos (6), natos (5), efetivos (4), suplentes (2) e associados (1). A torcida do Cruzeiro esteve em frente ao local da aprovação para pressionar pela mudança.
A mudança do Estatuto, considerada por muitos dentro do clube a salvação do Cruzeiro, foi postada e celebrada nas redes sociais na noite de ontem após a eleição. “Noite histórica para o futuro do Cruzeiro Esporte Clube. Nesta sexta-feira, no Parque Esportivo do Barro Preto, a grande maioria dos nossos conselheiros e associados votaram SIM para a mudança no estatuto que permite a venda de até 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF)”.
Anteriormente à votação, o Estatuto do clube previa 49% das ações para investidores, situação que poderia dificultar a venda das ações de controle da SAF. A XP Investimentos que está à frente deste processo pela busca por investidores havia indicado que, se não acontecesse a mudança, seria inviável continuar.
Mesmo com a alteração para disponibilizar até 90% do controle da SAF, o percentual de venda dependerá da avaliação, oportunidade e negociação, conforme o que for mais vantajoso para o Cruzeiro, e será definido posteriormente.