Craedi ganha laboratório de ciências completo

FOTO: Leonardo Morais

Microscópio com lente de câmera, vidraçaria com tubos de ensaio, planetário para acompanhar o movimento de rotação e translação e muitos outros materiais que agora serão usados nas aulas

O Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craedi), que atende tanto alunos com deficiências quanto os de altas habilidades, agora tem um laboratório de ciências novinho que vai contribuir ainda mais com o desenvolvimento educacional dos estudantes.

Microscópio com lente de câmera para ver as imagens no computador, vidraçaria com tubos de ensaio, planetário para acompanhar o movimento de rotação e translação, e muitos outros materiais que agora serão usados nas aulas. Uma conquista para o desenvolvimento dos alunos, como conta a professora de ciências do Craedi Sílvia Mara.

“Estar diante de um laboratório equipado, em que poderei desenvolver as atividades de uma maneira mais técnica, mais precisa, é uma alegria imensa. Antes nós usamos um terraço que tinha apenas uma mesa e era necessário usar a criatividade para poder ensinar as crianças, tanto por dividir o espaço com turmas de outras habilidades, como arte, matemática ou literatura, quanto pela falta dos materiais. Muitas vezes usávamos materiais recicláveis. Agora, com modelo de célula animal e vegetal, pirâmide de alimentação, modelo de fósseis e um pequeno simulador de abalo sísmico, eles terão uma riqueza maior na aprendizagem e [poderão] experimentar a ciência em sua essência”, conta a professora.

Professora de ciência do Craedi Sílvia Maria – FOTO Leonardo Morais

Educação de Valadares é referência

O Craedi funciona em Valadares há 17 anos e, desde 2006, o número de alunos não parou de subir. No primeiro ano, cerca de 100 alunos eram acolhidos pelo centro de apoio, hoje, com mais de mil alunos e atendendo não só a Valadares, mas também os distritos do município, a Secretaria Municipal de Educação viu a necessidade de o Craedi ter um laboratório de ciências para aqueles que mostraram altas habilidades na área.

José Geraldo Lemos Prata, secretário municipal de Educação há 6 anos, explica que a pasta sempre busca avaliar as necessidades e que o laboratório era algo que faria a diferença na qualidade de ensino dos alunos das altas habilidades em ciência.

“Sempre trabalhamos atendendo as necessidades e percebemos que faltava no Craedi um laboratório de ciências para os alunos de altas habilidades, para que eles desenvolvam realmente sua capacidade e para que atinjam o maior aproveitamento possível. O laboratório é totalmente completo, um dos mais modernos que podem existir na rede de educação”, explica.

Ainda segundo Prata, os alunos são amparados por tecnologia de ponta e fazem a educação de Valadares ser referência no Brasil. “O modelo educacional da nossa cidade está sendo referência no Brasil. Recebemos visitas de cidades do Nordeste, do Rio Grande do Sul e até do governo do Espírito Santo, todos para conhecer o modelo de educação que está implantado na prefeitura de Valadares atualmente”, conta.

José Geraldo Lemos Prata destaca que Valadares se tornou referência na educação em todo o País – FOTO Leonardo Morais

‘As crianças poderão colocar a mão na massa’

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, Patrícia Cancilieri, diretora do Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craedi), contou que o local recebe crianças dos anos iniciais, mas as altas habilidades são para alunos do fundamental, entre os 8 e 10 anos. Por isso, é fundamental ter materiais que levarão os alunos a experimentarem a ciência em sua essência.

“Ter o laboratório é uma conquista enorme para nós. O Craedi funcionou por muito tempo em casas adaptadas e prédios nada acessíveis, em que as turmas de altas habilidades tinham aulas no terraço do prédio, com cada professor em um canto com seus alunos. Hoje, com um espaço que permite que os alunos transitem livremente e com cada professor tendo sua sala, estamos no paraíso. A chegada do laboratório traz a possibilidade de grandes aprendizagens”, conta.

Assim, agora as crianças poderão viver o que antes só viam nos livros. “As crianças com altas habilidades e também com deficiência poderão colocar a mão na massa. Aprender de forma concreta e na prática fará com que nossos alunos tenham experiências únicas que levarão para o resto da vida. Estamos felizes em proporcionar o que há de melhor, pois eles merecem”, finaliza.

Diretora Patrícia Cancillieri comemora novo laboratório – FOTO Agnaldo Souza

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