De forma gradativa, os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde estão sendo imunizados
A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua firme e com muita responsabilidade os trabalhos de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Segue imunizando a população por grupos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde (MS) dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). Assim, gradativamente vai avançando e vacinando as pessoas mediante a distribuição das doses pelo Governo do Estado via Superintendência Regional de Saúde (SES).
O processo de vacinação contra a Covid-19 teve início em Governador Valadares em 19 de janeiro. O Município recebeu até o momento 11.706 doses (CoronaVac e AstraZeneca) sendo 7.743 para a aplicação da primeira dose e 3.963 para a segunda dose.
Destas, 6.583 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, são eles: trabalhadores da saúde, pessoas residentes em instituições de longa permanência, idosos de 90 anos ou mais via drive-thru, nas unidades de saúde e vacinação domiciliar para aqueles que são domiciliados ou acamados, profissionais que atuam em laboratórios e também aqueles que trabalham no setor funerário. E outras 3.110 pessoas já estão 100%, receberam a segunda dose da vacina.
À medida que novas doses vão sendo direcionadas ao Município, mais grupos vão sendo contemplados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) há duas semanas o Município aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde e o envio de mais doses pelo Estado para que o fluxo de vacinação não seja interrompido.
Por isso, é muito importante que as pessoas acompanhem as informações nos canais oficiais da Prefeitura (site, Instagram ou Facebook), pois toda e qualquer ação relacionada a este assunto será divulgada nessas plataformas para facilitar o acesso do grupo prioritário em questão à vacina.
Mesmo com o advento da vacina ainda a pandemia não acabou e todos precisam seguir as orientações dos profissionais da saúde e continuar usando máscaras, fazendo a higiene correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel, manter o distanciamento social e evitar aglomerações. Vencer a Covid-19 é uma responsabilidade compartilhada: todos precisam fazer sua parte.
SECOM/PMGV