Covid-19: Superintendência Regional de Saúde de GV promove reuniões on-line

Prefeitos e gestores de saúde dos 51 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) além de convidados, como a Promotoria Pública, Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, participaram nessa segunda-feira (18) de reuniões por videoconferência, cujo tema foi “Epidemia de Covid-19 no contexto da Macrorregião Leste”.

Os municípios foram divididos e agrupados por regiões de saúde, sendo que às 10 horas a transmissão foi para os representantes da micro de Governador Valadares. Já às 14 horas participaram as cidades das micros de Santa Maria do Suaçuí e Bipolar (Peçanha/São João Evangelista) e às 16 horas, as micros de Resplendor e Mantena.

As reuniões conduzidas pelo superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares e coordenador da Sala de Situação, Rômulo Batista Gusmão, obedeceram a um mesmo roteiro de abordagens, sendo que o primeiro tema tratado foi o cenário epidemiológico da Covid-19 na Macroleste, apresentado pela referência Técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvige da SRS-GV), Luiz Patrício.

Ele informou que na área de abrangência da SRS-GV houve um aumento no número de casos confirmados, totalizando agora 104 casos e 7 óbitos pelo novo coronavírus. “Apesar do aumento dos casos confirmados, ainda estamos no chamado cenário verde”, destacou Luiz Patrício.

Em seguida o superintendente Regional Rômulo Gusmão tratou da Nota Técnica do Comitê Macroleste, que discorre sobre os instrumentos orientadores das metodologias de distanciamento social e abertura do comércio, bem como o Programa Estadual “Minas Consciente”, aproveitando o momento para apresentar os técnicos do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da SRS-GV, que atuarão como apoiadores aos municípios nos aspectos e dúvidas do Programa.

Ainda nas reuniões foram tratados ainda temas quanto ao Plano de Contingência Regional de Assistência Hospitalar, com as iniciativas de qualificação que estão sendo desenvolvidas em parceria com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), de treinamento de enfermeiros da região em Biossegurança em ambiente hospitalar, e para os médicos, em manejo clínico dos pacientes com Covid-19; o nível de prontidão da Atenção Primária Regional para atendimento dos casos do novo coronavírus, apresentado pela coordenadora de Atenção Primária da SRS-GV, Lidianny Pêgo; o Plano de Contingência Municipal, abordando os recursos financeiros disponibilizados pelo Estado para ações de prevenção e controle à Covid-19 e os apoiadores do Napris da SRS-GV para finalização do mesmo; o Papel do Consórcio no apoio aos municípios no transporte sanitário e aquisição de insumos e EPI’s, com a participação e intervenção do diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), Narcélio Alves Costa.

Concluindo a programação, foram abordados o papel e a importância do Comitê Macroleste Covid-19 e as ações pactuadas e debatidas nessa instância, como a implantação do Laboratório de apoio diagnóstico em Governador Valadares, fruto de parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Univale, além do treinamento de desinfecção e descontaminação de áreas públicas já iniciado pelos Bombeiros com o município de Valadares, e que agora está sendo oferecido aos outros municípios da Região Leste.

No final, o superintendente Rômulo Gusmão fez um balanço das reuniões on-line. “As videoconferências foram bastante positivas porque conseguimos alinhar uma grande parte dos atores do sistema de saúde regional, nos aspectos essenciais e nas ações que podem ser realizadas no enfrentamento da Covid-19 e, acima de tudo, resgatando o papel fundamental dos municípios neste momento tão crítico”, disse.

Rômulo Gusmão destacou, ainda, que os gestores entenderam bem quais são os hospitais de referência e como se darão os fluxos assistenciais, reconhecendo a necessidade essencial de organizar e fortalecer bem sua Atenção Primária, tendo em vista que os municípios terão de dar conta de praticamente 80% das demandas dos casos de Covid-19, daquelas consideradas as mais leves. “Para tanto, a SRS-GV, dentro de uma estratégia regional, está disponibilizando técnicos apoiadores que darão suporte a finalização dos planos de contingência municipal, fortalecendo a gestão face a um possível agravamento do sistema de saúde ”, concluiu.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS Regional) e gestora de saúde do município de Divinolândia de Minas, Ivanete Sara Andrade Coelho, também avaliou as reuniões como proveitosas para a região Leste. “Entendo que as reuniões com as microrregiões de saúde, com a participação de diversos profissionais e lideranças administrativas, principalmente os prefeitos, trouxe um ganho muito relevante para que todos possam entender o atual cenário de cada micro e também o da Macroleste. Tenho certeza que servirá de auxílio para que a tomada de decisões nos municípios, neste momento de pandemia, seja executada com mais clareza e eficiência”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ipatinga registra 7 mortes por chikungunya em 2024

🔊 Clique e ouça a notícia IPATINGA – Ipatinga já registrou sete mortes por chikungunya em 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de