Covid-19: Quando um paciente é considerado recuperado da doença?

Entenda os protocolos definidos pela Organização Mundial de Saúde e seguidos pela Secretaria de Saúde de Governador Valadares

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Prefeitura de Governador Valadares nessa sexta-feira (15), entre os 72 casos de Covid-19 confirmados na cidade, 32 pessoas já estão recuperadas. O DRD buscou informações com a Prefeitura para esclarecer quais são os protocolos adotados pela Secretaria Municipal de Saúde para confirmar a recuperação. A seguir, confira as respostas dadas pela Prefeitura:

Que critérios são adotados para determinar que uma pessoa está recuperada da Covid-19?

É considerado recuperado de Covid-19 um paciente confirmado que passou de 14 dias da data de início dos sintomas ou que recebeu alta médica de internação. Este é o tempo que a OMS estima para a recuperação desse paciente, e se refere ao tempo que, normalmente, o vírus permanece no organismo e que é passível de transmissão.

Por que se fala em casos recuperados, e não curados?

O Ministério da Saúde sugere colocar recuperados e não curados porque não há confirmação científica de que o caso confirmado teria adquirido imunidade e não teria nenhum agravo futuro relacionado a essa infecção.

A vigilância permanece com algum tipo de acompanhamento desses pacientes, depois que eles são considerados recuperados da Covid-19?

Quando são considerados recuperados, eles deixam de ser monitorados. Porém, são orientados a entrar em contato com a epidemiologia, através do telefone de plantão, na ocorrência de retorno dos sintomas. No caso desse paciente possuir algum familiar sintomático ou internado, ainda é mantido o contato, mesmo que tenha sido considerado recuperado.

Os casos considerados recuperados são apenas os que foram confirmados por exame?

Sim, são considerados recuperados apenas os pacientes confirmados para a Covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM