Quatro mulheres são as mais recentes vítimas da Covid-19 em Governador Valadares (MG). De acordo com informações da Prefeitura, duas tinham mais de 80 anos, uma com idade entre 60 a 69 e outra com idade entre 30 a 39 anos. As mortes na cidade chegam a 384. Só nos 11 primeiros dias do mês de dezembro foram registradas 31 mortes.
No boletim epidemiológico dessa quinta-feira (10) consta que a cidade já registrou 11.247 casos até o momento, sendo que 10.498 pessoas já se recuperaram, enquanto 42 estão internadas em ala, 48 internadas em UTI e 273 cumprem isolamento domiciliar. Valadares ainda tem 40 óbitos em investigação.
Taxa de ocupação em UTI
De acordo com o boletim, os hospitais particulares seguem com 100% dos leitos de UTI Covid ocupados, enquanto no Hospital Municipal/Hospital Samaritano a taxa de ocupação é de 89,7%. Ainda conforme o boletim, 27 pacientes são de cidades vizinhas, enquanto 25 são de Valadares.
Governador Valadares permanece na onda vermelha no programa Minas Consciente pela quarta semana seguida. Seis das 14 regiões mineiras estão na onda vermelha. A alta de 39% na taxa de incidência do vírus no estado, nos últimos sete dias, foi um dos principais motivos para o retrocesso.
Nesta quinta feira (10) foram publicadas novas determinações do Programa Minas Consciente para o mês de dezembro. O protocolo permite que os estabelecimentos de comércio e varejo – atualmente liberados para funcionar nas ondas amarela e verde – funcionem na onda vermelha com limite de 1 (um) cliente para cada 10 (dez) metros quadrados. Bares, restaurantes e lanchonetes também poderão funcionar na onda vermelha até as 22h, com proibição de consumo em pé.
A decisão do Governo do Estado de flexibilizar o funcionamento dos setores leva em consideração a proximidade do período do Natal, em que há um aumento considerável de vendas, arrecadação e movimentação das cadeias produtivas.