Covid-19: Número de casos e mortes volta a ligar o sinal de alerta em Valadares

Tudo indicava que aos poucos a redução de casos iria se estender com a chegada do mês de setembro

Tudo indicava que aos poucos Governador Valadares entraria em uma fase de redução no número de casos e mortes decorrentes da Covid-19. Depois que o município enfrentou seu pior momento, entre os meses de junho e julho, chegando ao pico da doença, as autoridades municipais de saúde sinalizaram uma estabilização e desocupação nos leitos de UTI da rede SUS. Motivo pelo qual o governador do Estado, Romeu Zema (Novo), incluiu Valadares na Onda Amarela no programa Minas Consciente e flexibilizou ainda mais o comércio.

Porém a cidade voltou a registrar um leve aumento no número de óbitos, o que fez as autoridades ligarem o sinal de alerta novamente. Então o DRD fez um balanço do fim de semana, com o feriadão de 7 de Setembro. Veja.

Fim de semana

Entre sábado (5) e segunda-feira (7), Governador Valadares registrou seis mortes causadas pelo coronavírus, além de 70 novos casos. Segundo a Prefeitura, ao todo, a cidade soma até o momento 6.482 pessoas infectadas, sendo que 217 pessoas perderam a vida. 130 casos ainda estão sob investigação, dentre elas 17 óbitos.

Entretanto a boa notícia é que Valadares superou a marca de 6 mil pessoas curadas da Covid-19, ainda na sexta-feira (4), ou seja, 6.116 pessoas curadas até o momento.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Edna Gomes Leite, o número alto de casos na cidade é devido a uma maior taxa de testagem que vem ocorrendo nos últimos dias. “Estamos testando mais pessoas e, consequentemente, identificando mais casos da doença. Assim, precisamos caminhar juntos, continuar mantendo as medidas de segurança sanitária para frear a contaminação e também diminuir o índice de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI”, explicou.

A secretária (à direita) avalia que o aumento de testes é um dos fatores que aumentou a detecção de casos positivos de coronavírus no município. 

Ainda segundo a secretária, o atual cenário do município ainda precisa seguir as orientações sanitárias de segurança, até mesmo para continuar na Onda Amarela do programa Minas Consciente. “Hoje estamos seguindo as determinações do Estado referente às flexibilizações do comércio, porém a SMS não para nas ações de enfrentamento e tratamento da Covid em Valadares. Mesmo diante de toda entrega dos nossos profissionais da saúde em atender a todos que precisam de assistência, infelizmente temos perdas e nos solidarizamos com essas famílias”, disse.

Boletim epidemiológico

Leitos de UTI

Houve oscilação na taxa de ocupação nos leitos de UTI destinados para casos de Covid-19 em hospitais particulares e Hospital Municipal. Na última sexta-feira (4), a taxa de ocupação de UTI SUS e Hospital Samaritano era de 62,5%, e nos hospitais particulares, 80%. Contudo, na segunda-feira de feriado (7) caiu para 52% na UTI SUS e Hospital Samaritano, e 68% nos hospitais particulares.

Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) informou, nesta terça-feira (8), que Minas Gerais chegou a 236.663 casos confirmados da doença. Destes, são 30.485 pacientes em acompanhamento, além de 200.301 recuperados e de 5.877 óbitos em decorrência da Covid-19.

Os números foram emitidos pela pasta estadual em boletim epidemiológico diário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM