[the_ad id="288653"]

Corte Eleitoral tem dois novos integrantes

Desembargador Júlio César Lorens e o juiz de direito Cássio Azevedo Fontenelle tomaram posse nesta terça-feira e exercerão a função por dois anos

Nesta semana tomou posse dois novos integrantes da Corte Eleitoral mineira: o desembargador Júlio César Lorens (à esquerda na foto) e o juiz de direito Cássio Azevedo Fontenelle (à direita). Os empossados exercerão a função por dois anos. O evento está disponível no canal do TRE no YouTube

Júlio César Lorens tomou posse como membro substituto, na classe desembargador. Ele ocupa a vaga do desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, que em 15 de junho de 2022 passou à condição de titular. Cássio Azevedo Fontenelle será titular na classe juiz de Direito, entrando na vaga deixada com a saída do juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, cujo biênio se encerrou no dia 27 de julho de 2022. 

O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, abriu os trabalhos, sendo em seguida feita a leitura dos termos de compromisso e assinatura dos termos de posse pelos magistrados. O juiz Marcelo Paulo Salgado, em nome da Corte Eleitoral, saudou os novos membros, destacando os currículos de ambos e a estrutura da Justiça Eleitoral que encontrarão para desempenhar as suas funções. Ao final, afirmou que “a casa é nossa”. 

Em seus breves pronunciamentos, o desembargador Júlio César Lorens agradeceu os 98 votos recebidos pelos membros do TJMG na eleição para a vaga e reafirmou o compromisso de honrar o cargo. Já o juiz Cássio Azevedo Fontenelle fez questão de agradecer aos seis ex-presidentes e corregedores com os quais trabalhou diretamente no Tribunal de Justiça, e que permitiram o início da sua experiência na área administrativa. Lembrou, ainda, que a grande riqueza que podemos ter é a honestidade, retidão, simplicidade, amizade e caridade. “É isso que nós vamos tentar implementar aqui na Corte”, finalizou o magistrado. 

A cerimônia aconteceu na Sala de Sessões do TRE. Estavam presentes os demais integrantes da Corte Eleitoral e o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato. Também compareceram ao evento o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, presidente do TJMG; ex-presidentes do TJMG e do TRE-MG; outras autoridades e familiares dos empossados. 

Trajetórias 

Júlio César Lorens é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 2010. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, ingressou na magistratura mineira em 1989. Atuou nas comarcas de Ferros, Araçuaí, Ubá, Nova Lima e Belo Horizonte. Foi juiz da 332ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. Também exerceu a docência em instituições de ensino superior. 

Cássio Azevedo Fontenelle é juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 2000. Atualmente, é titular da 27ª Vara Cível de Belo Horizonte. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, já atuou nas comarcas de Januária, Manga, Montalvânia, Itamarandiba, Rio Vermelho, Sete Lagoas, Governador Valadares. Foi juiz auxiliar da Corregedoria (duas vezes) e da Presidência do TJMG e diretor do Foro da comarca de Belo Horizonte. Na Justiça Eleitoral, foi juiz da 28ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte (2019 a 2020) e juiz presidente da Comissão de Votação Paralela do TRE/MG em 2010 e 2012. 

Composição 

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares e igual número de substitutos. Dois desembargadores e dois juízes de direito são provenientes do TJMG, um juiz oriundo da Justiça Federal e dois são da classe dos advogados. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio. 

Veja a composição atual do TRE-MG.

Confira fotos da solenidade no Flickr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM