Devido à pandemia do coronavírus ( COVID-19), a Diocese de Governador Valadares (MG), através do Bispo Dom Félix, decretou a suspensão de todas as missas e atividades religiosas, via sacra durante a quaresma e procissões nas igrejas, nas comunidades e paróquias por pelo menos 30 dias, a partir desta sexta-feira (20).
Missas sem a presença dos fiéis
No decreto, o bispo Dom Félix afirma que os padres deverão manter as missas dominicais e durante a semana, mas sem a presença dos fiéis. Apenas a equipe litúrgica deverá estar presente.
Casamentos agendados nas paróquias terão o adiamento recomendado. Se os noivos optarem por manter a data marcada, que sejam discutidos antes os critérios para a celebração. Apenas a capela do Santíssimo Sacramento ficará aberta para visita e oração individual dos fiéis.
De acordo com o decreto, “Os fiéis devem ficar em casa e acompanhar as missas pelas emissoras de rádio e televisão, sentindo-se em comunhão com a comunidade eclesial. Para tanto, os fieis poderão apresentar, via telefone ou e-mail, as suas intenções para as celebrações eucarísticas”.
Veja o decreto completo da Diocese neste link.