Na tarde desta terça-feira (25), a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realizou um bate-papo sobre o câncer de mama. O evento foi aberto a todas as mulheres e faz parte da campanha Outubro Rosa.
A palestrante foi a médica ginecologista e obstetra Lethicia São Joaquim. Ela destacou que apalpar os seios, debaixo da axila e se olhar no espelho são atitudes fundamentais para as mulheres se conhecerem e prevenirem o câncer de mama.

O recomendado é realizar a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos. Contudo, caso tenha diagnóstico de câncer de mama na família, o ideal é que comece a mulher fazer o exame aos 30 anos.
Para o presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques, é uma alegria realizar eventos voltados a temas tão importantes como a saúde da mulher. “Vamos falar hoje de algo muito importante. Espero que possamos refletir sobre as oportunidades que Deus nos dá, para que possamos ter dias melhores e conscientizar mais pessoas sobre a importância de cuidar da saúde. Nós queremos levar o melhor de nós para outras pessoas”, afirma.

O evento contou com sorteio de brindes, coffee break e roda de conversa, para tirar dúvidas com a ginecologista. “Se uma pessoa descobrir o câncer cedo, já valeu tudo que falamos aqui”, afirmou a médica, que incentivou as mulheres presentes a conscientizarem outras mulheres.



Crédito: Pamella Tomich
“Se receber o diagnóstico, erga a cabeça”
Esta frase foi dita por Lucy de Souza Gomes em um emocionante discurso sobre como venceu o câncer de mama e aumentou a fé. “Descobri o câncer com 50 anos. Tinha três anos que não fazia exame de rotina. Estava tomando banho e senti um caroço. Fui diagnosticada com um nódulo de quase seis cm, nível 4, com metástase na coluna, costela e braço esquerdo. Mas eu tinha fé que Jesus ia me curar, e assim aconteceu”, conta.
Lucy participa do grupo “Tarde Rosa”, que é formado por mulheres em Valadares que já enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama. As mulheres organizam um cronograma com palestras com profissionais da saúde, festas, atividades físicas, momentos de fé e rodas de conversa para a partilha de experiências. O objetivo é alegrar os pacientes e tornar a caminhada mais leve.

“O Tarde Rosa ajuda o Abrigo Esperança, e o objetivo é ajudar pessoas que não têm condições e que estão com câncer. Nós visitamos mulheres e tentamos levar o apoio que precisam neste momento difícil”, acrescenta Lucy.
Caso alguém deseje apoiar o Tarde Rosa, o contato telefônico é (33) 99998-7821.
Além disso, o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) de Valadares está realizando exames de mamografia para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O serviço é gratuito e não precisa de agendamento, basta apresentar documento e comprovante de residência.















