[the_ad id="288653"]

Cooperativa discute clima, inovação e sustentabilidade na produção rural

FOTO: Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

GOVERNADOR VALADARES – A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realizará, na próxima segunda-feira (15), às 16h, mais uma edição do Café Rural do Armazém. O evento visa promover a integração entre cooperados, troca de conhecimentos técnicos e debates sobre práticas inovadoras e sustentáveis para o fortalecimento da produção rural. O encontro acontecerá em frente ao Armazém da Cooperativa, com o tema “Vou plantar, será que vai chover?”.

Marcando o lançamento da safra 2025/2026, o Café Rural será um espaço de diálogo e planejamento, reunindo produtores rurais das áreas de pecuária e agricultura. Durante o evento, serão compartilhadas as experiências adquiridas em uma recente visita técnica à Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), onde técnicos, colaboradores e cooperados aprofundaram conhecimentos sobre custos de produção, manejo de lavouras, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), agricultura regenerativa e uso de bioinsumos.

Entre os temas abordados na visita, destacam-se ainda as estratégias eficazes para o controle biológico e manejo de pragas, como a cigarrinha-do-milho, além de técnicas voltadas à fertilidade do solo. Todo esse conteúdo será debatido com os participantes durante o encontro, que se consolida como uma ferramenta de capacitação e atualização técnica no meio rural.

O evento contará também com a participação especial do meteorologista Ruibran dos Reis, referência nacional em climatologia. Com mais de 25 anos de experiência na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Ruibran trará uma análise detalhada das previsões climáticas e mudanças no regime de chuvas, auxiliando os produtores na organização e no planejamento das atividades no campo. O especialista possui graduação em Meteorologia pela UFRJ, mestrado pela UFMG e doutorado em Geografia pela PUC Minas.

Para o diretor-presidente da Cooperativa, João Marques, o Café Rural do Armazém reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da produção no campo. “Iniciativas como essa são essenciais para ampliar o conhecimento técnico, preparar nossos cooperados e produtores e alinhar estratégias que assegurem uma safra cada vez mais produtiva, inovadora e sustentável”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM