A Secretaria de Saúde de Entre Folhas informa à população que continuam os trabalhos de vacinação contra a covid-19 no município. De acordo com a SMS, qualquer pessoa com idade acima de 5 anos pode comparecer à Unidade de Programa de Saúde da Família (PSF), a partir das 7h, para receber da 1ª à 4ª dose, a depender do calendário vacinal. A PSF está localizada ao lado da Prefeitura.
“É importante estar atento à data indicada para receber a segunda dose. Para tomar a terceira ou a quarta dose, basta aguardar o intervalo de quatro meses da vacinação anterior”, reforça a SMS-Entre Folhas.
Confira o intervalo necessário entre cada uma das doses:
1ª dose: Destinada à população acima de cinco anos de idade. Além das crianças, essa é uma oportunidade, sobretudo, para aquelas pessoas que não conseguiram tomar a primeira dose, por causa de compromissos de trabalho durante a semana, ou simplesmente que não conseguiram ir até uma Unidade de Saúde. Há disponibilidade da vacina pediátrica e da vacina para adultos.
2ª dose da Coronavac: Adultos e adolescentes a partir de 12 anos de idade, que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac há 28 dias ou mais, podem receber a segunda dose.
2ª dose da Astrazeneca: Quem tomou a primeira dose da vacina Astrazeneca há 90 dias ou mais pode receber a segunda dose da vacina.
2ª dose da Pfizer: Adultos e adolescentes a partir de 12 anos de idade, que tomaram a primeira dose da vacina Pfizer há 21 dias ou mais, já podem receber a segunda dose. Crianças de cinco a 11 anos de idade devem aguardar o intervalo de dois meses para tomar a segunda dose.
3ª dose: Toda pessoa que tomou a segunda dose de qualquer uma dessas vacinas, há quatro meses ou mais, já pode receber a terceira dose.
4ª dose: Toda pessoa que tomou a terceira dose de qualquer uma das vacinas há quatro meses ou mais já pode receber a quarta dose.
Baixo índice de vacinação infantil
Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o percentual de vacinação do público infantil está abaixo do esperado. Por isso, a equipe pede aos pais e responsáveis que procurem a PSF e atualizem o cartão de vacinação das crianças.
“É preciso estar atento à data indicada no cartão. Incentive a vacinação infantil. Incentive um amigo a tomar a primeira dose. Fale da importância das doses de reforço. Ajude a divulgar essa informação e a proteger a população entrefolhense”, pede a Secretaria Municipal de Saúde.