Consurge conta com 12 novas ambulâncias do Samu

FOTO: Agnaldo Souza / DRD

O Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), que centraliza os atendimentos do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em toda a macrorregião Leste e Vale do Aço, agora conta com 12 novas ambulâncias que darão suporte ao serviço.

O Consurge abrange mais de 80 municípios e atende mais de 1 milhão de pessoas. Ao todo, de acordo com a prefeitura de Governador Valardes, o consórcio agora conta com o apoio de 8 Unidades de Suporte Básico (USB) e 4 são Unidades de Suporte Avançado (USA). Ou seja, as ambulâncias chegam para fortalecer a implantação do Samu Regional.

União dos municípios

De acordo com o prefeito de Valadares, André Merlo (sem partido), atual presidente do Consurge, a chegada das novas ambulâncias é fruto da união dos municípios em parceria com o Governo de Minas.

“É uma vitória para todos. Essas novas ambulâncias diminuirão o tempo de resposta para atendimentos em toda a região, e agradeço ao Romeu Zema (Partido Novo), governador do Estado, e ao secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti. Valadares tinha um Samu municipal e hoje fazemos parte do Samu Regional. O que dá a oportunidade de outras cidades menores também fazerem parte e terem o atendimento. De forma geral, as prefeituras entram com a infraestrutura e recebem a ambulância para fazer o melhor atendimento com o menor tempo possível”, explica.

FOTO: Agnaldo Souza / DRD

Vale do Aço

Segundo o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), que é vice-presidente do Consurge, as unidades de saúde da cidade atendem não só o município de Ipatinga, mas de toda a região do Vale do Aço. O que torna as ambulâncias essenciais para reduzir o tempo de resposta do Samu.

“Já fizemos a adesão ao Consurge e estamos em um momento de transição. Ipatinga, por ser uma cidade polo, é referência em saúde na região do Vale do Aço. Recebemos demandas de todos os municípios de nossa região para serem atendidas em Ipatinga. Agora, com a adesão ao Consurge, que é um Samu regional, vamos reduzir o tempo de resposta, não só em Ipatinga, mas nas cidades menores ao nosso entorno”.

Fabrício Alvarenga, prefeito do município de Peçanha e secretário-geral do Consurge, destaca, que os 12 novos veículos darão um suporte maior nos atendimentos de urgência. Essas ambulâncias atenderão às cidades que o Consurge abrange. Por isso, como prefeito de Peçanha, que já aderiu ao Samu Regional, sinto que é uma vitória para o município e região. Poder passar saúde aos municípios é gratificante e só temos a parabenizar o André Merlo por cuidar bem da nossa região”.

FOTO: Agnaldo Souza / DRD

O Consurge

O Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) foi criado em março de 2014 em assembleia que envolveu toda a rede ampliada da região. Seu objetivo é gerenciar o Samu (192) da região Macro Leste de Minas Gerais.

Portanto o Samu Regional terá um Complexo Regulador em Valadares e mais 14 bases descentralizadas distribuídas estrategicamente em toda a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM