Na sexta-feira (17), uma equipe do Cisdeste visitou o município de Manhuaçu para conhecer os locais que servirão de base para o SAMU. A previsão é de que o serviço já esteja funcionando em dezembro deste ano
A equipe do Cisdeste (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste), composta por Isabella Bertelli (coordenadora de bases), Júlio César Andrade (coordenador de NEP – Núcleo de Educação Permanente) e Luiz Fernandes Novais (assessor técnico), visitou a 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Manhuaçu, local onde será construída a base sede do SAMU e também o posto da Polícia Militar onde vai ficar uma base de apoio. Estavam presentes a prefeita Imaculada; a secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia; o secretário de Fazenda, Magno Marçal; o engenheiro Carlos Augusto Bonifácio Pires; o superintendente regional de Saúde, Juliano Estanislau; o 1º tenente Flávio Mota, do Corpo de Bombeiros; o 1° tenente Gedaias Teixeira Xavier, da Polícia Militar; e o coordenador de Infraestrutura, Patrimônio e Logística da Secretaria Municipal de Saúde, Josimar Magela dos Santos.
Durante a visita, chegou-se à conclusão que, além de adequar o local para receber o SAMU, é necessário construir uma base definitiva e confortável, o que será feito com parte do dinheiro que o Município recebeu do Estado de Minas Gerais pelo acordo com a Vale, por conta do desastre de Brumadinho.
“Durante todo o processo para a implantação do Samu, a nossa ideia era mesmo essa unificação entre o SAMU e o Corpo de Bombeiros, só que, olhando a estrutura, nós vimos assim muita dificuldade em adequar esse espaço no momento, e precisamos de uma estrutura maior, um alojamento melhor, porque a equipe é uma equipe de 10 pessoas durante 24 horas. Então, o espaço não pode ser muito pequeno, porque ele precisa também de conforto. E pensando onde teria recurso para construção, eu lembrei que nós estamos aí com dois milhões da Vale em conta. É um dinheiro muito sofrido, dinheiro de dores das pessoas; eu quero investir dinheiro muito bem investido. Nós tínhamos um outro projeto para esse dinheiro, mas agora, diante desse fato novo, eu tive a ideia de elaborar um documento, encaminhar para o Ministério Público essa mudança de plano. Vamos elaborar um projeto rápido para a construção do anexo aqui, mas junto com os Bombeiros, unificado, porém, cada um no seu espaço. Todo mundo aprovou essa ideia. Agora é partir para o projeto e a execução dele”, explica a prefeita Imaculada.
Sobre essa ideia de ter um espaço em comum com a equipe do SAMU, o tenente do Corpo de Bombeiros Flávio Mota disse que a corporação está solícita em receber o serviço. “É um ganho extraordinário para toda a nossa região. Há muito tempo a gente tem essa demanda de ter o SAMU na nossa região de Manhuaçu, também em Ponte Nova, em Viçosa. E para nós aqui é uma satisfação, é uma ótima notícia. Está prevista no plano de comando do Corpo de Bombeiros a integração entre SAMU e Corpo de Bombeiros, nas ações de resgate, principalmente. O Corpo de Bombeiros se coloca à disposição para que a base do SAMU seja abrigada aqui no quartel; isso vai facilitar muito os trabalhos de ambas as instituições, e quem vai ganhar com isso é sempre a população”, disse.
Mas, mesmo antes de ter essa base definitiva para o SAMU, o serviço está previsto para ser iniciado em dezembro, segundo o assessor executivo do Cisdeste, Luís Fernandes. “Os nossos trabalhos estão sendo muito rápidos, a gente tem essa pretensão e um compromisso de iniciarmos em dezembro, mas tudo isso dentro das nossas possibilidades. Os fatores externos podem não contribuir, mas em nenhum momento a gente vai descansar.”
O assessor ainda disse que é um momento histórico. “Agradeço imensamente a administração municipal e a população, que está recebendo o SAMU. Esse projeto de estarmos trazendo o SAMU, da sua implantação, tem o objetivo de salvar vidas, que não é apenas uma ambulância, mas toda uma estrutura que irá administrar a rede de urgência e emergência na região macro Leste do Sul”, disse.
O SAMU
No dia 20 de agosto, em cerimônia realizada em Viçosa (MG), o governador Romeu Zema anunciou a implantação do serviço do SAMU na macrorregião de saúde Leste do Sul, sendo que Manhuaçu receberá duas Unidades de Suporte Avançado (USA’s) e duas Unidades de Suporte Básico (USB’s).
A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 no território foi apresentada no dia 3 de agosto, pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e equipe da Coordenação Estadual de Serviços Móveis de Urgência e Emergência (CESMUE) aos prefeitos, gestores de saúde e consorciados das microrregiões de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu, pertencentes à área de abrangência das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Ponte Nova e Manhuaçu.
Para tanto, foi anunciada a incorporação da macrorregião ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), envolvendo a incorporação dos 53 municípios da Leste do Sul em uma Central de Regulação de Urgência Única, somada à aquisição de 23 ambulâncias.