O evento aconteceu nessa terça-feira (13) e seguiu todos os protocolos de prevenção à covid-19
Foi realizada na tarde de ontem, 13, a solenidade de posse no Conselho Municipal de Educação (CME) de quatro novas conselheiras, além da presidente, Maria das Graças Duarte Costa, para o mandato 2021-2023. A posse aconteceu no auditório do Polo UAB, na rua Sete de Setembro, e contou com a presença do secretário municipal de Educação, José Geraldo Lemos Prata. O evento seguiu todos os protocolos de prevenção à covid-19.
A nova presidente afirmou que espera contribuir com as principais metas do conselho. “Considero o conselho muito atuante e quero manter atuação permanente na garantia de uma educação de qualidade, com valorização desse direito que é básico na vida de todo cidadão”, complementou.
Junto à presidente tomaram posse às conselheiras Edilene Amorim Cordeiro (meio rural) como titular e Suraia Maysa Thebit de Almeida como suplente. Representantes do Magistério das escolas públicas municipais: Maria Aparecida Cardoso Moreira como titular e Maria Helena Arruda como suplente.
Sobre o Conselho Municipal de Educação
O Conselho Municipal de Educação tem como meta a valorização da Educação como um dos direitos fundamentais do ser humano. É constituído por três câmaras de trabalho: educação infantil, ensino fundamental e a câmara de planejamento e legislação.
Foi criado pela Lei n° 3628/1992 e instalado em 1995, e é regido atualmente pela Lei n° 6145/2010. É um órgão consultivo, normativo e deliberativo, que define no âmbito municipal as políticas educacionais em conformidade com as necessidades e a realidade local.
É composto por integrantes efetivos, representantes de vários segmentos da sociedade civil de Governador Valadares. O mandato é de quatro anos e pode ser renovado por mais um mandato consecutivo.