[the_ad id="288653"]

Conselho Gestor da UFJF-GV aprova projeto político para nova universidade em Valadares

Conselho Gestor da UFJF-GV aprova projeto político para nova universidade em Valadares
FOTO: Ivan Bretas/ UFJF

GOVERNADOR VALADARES – O Conselho Gestor do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) aprovou o projeto político institucional para a criação de uma nova universidade. A decisão, tomada durante a 47ª reunião ordinária do conselho, marca um passo significativo rumo à emancipação do campus, que poderá se transformar na Universidade Federal do Rio Doce (UFRD). As informações foram divulgadas pela Universidade nesta terça-feira (5).

O projeto aprovado estabelece diretrizes fundamentais para o funcionamento da nova instituição, com o objetivo de orientar o futuro da UFRD. A proposta seguirá para o Conselho Superior da UFJF, que analisará o documento e dará continuidade ao processo. Em seguida, haverá uma consulta com a comunidade acadêmica para discutir a criação da nova universidade.

Clique aqui e confira o projeto.

Histórico do processo de emancipação

A ideia de desvincular o campus Governador Valadares da UFJF teve início em 2019, com uma audiência pública realizada na cidade para discutir o tema. Em 2021, com uma nova direção geral no campus, o Conselho Gestor decidiu retomar o projeto de emancipação. Desde então, a proposta tem sido desenvolvida, contando com a participação de representantes da comunidade acadêmica.

Em setembro deste ano, o Conselho Superior da UFJF formou um grupo de trabalho específico para desenvolver o projeto político institucional. Esse grupo foi responsável por definir as bases para a criação e o funcionamento da UFRD, caso a proposta de emancipação seja concluída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Corpo é encontrado com marcas de tiros no rio Doce

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Um corpo foi encontrado na tarde desta segunda-feira (4) nas águas do rio Doce, atrás de uma fábrica de laticínios, próximo