A ação conta com o apoio do Sistema FAEMG e dos sindicatos rurais, tendo como objetivo dar suporte para a regularização com base nas condições de renegociação
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Sistema FAEMG e os sindicatos rurais estão promovendo em três municípios do leste mineiro mutirões de renegociação de dívidas de operações de crédito rural, contratadas com recursos dos fundos constitucionais de financiamento.
O objetivo da ação é dar suporte à população para a regularização com base nas condições de renegociação, que autoriza a liquidação ou o parcelamento de contratos com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO).
De acordo com a lei, os descontos em cima das dívidas podem chegar a 90%, dependendo do porte do produtor e da localização. Vale ressaltar que o valor da dívida repactuada fica limitado, no mínimo, ao valor principal liberado e não amortizado.
Nessa primeira etapa o foco está nos municípios localizados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), beneficiários do FNE. As rodas têm o objetivo de alertar os produtores rurais para que conheçam todos os benefícios da lei e protocolem o seu pedido de adesão aos programa de renegociação até o dia 30 de dezembro deste ano.