Previsão é que as cobranças comecem neste mês de setembro. Fiscalização será totalmente eletrônica
GOVERNADOR VALADARES – A Nova 381 Concessionária de Rodovias informou que a cobrança de pedágio na BR-381, no trecho sob sua responsabilidade em Minas Gerais, entre BH e Governador Valadares, deve começar neste mês de setembro. O início da operação, no entanto, depende da autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com a empresa, a liberação só ocorrerá após o cumprimento das obrigações previstas no contrato de concessão, como a manutenção inicial do pavimento e a conservação da faixa de domínio.
Os valores a serem cobrados dos motoristas ainda não foram divulgados. A tarifa só será conhecida quando for publicada oficialmente no Diário Oficial da União.
As cinco praças de pedágio vão operar no sistema free flow (sem cancelas), em que a cobrança é feita eletronicamente de duas formas:
- Tag veicular: pagamento automático via operadoras credenciadas, com saldo pré ou pós-pago.
- Reconhecimento de placa: o motorista deve acessar o site pedagioeletronico.nova381.com e quitar o valor em até 15 dias.
Os pontos de arrecadação estarão em:
- Caeté – km 411,850
- João Monlevade – km 345,270
- Jaguaraçu – km 280,150
- Belo Oriente – km 227,500
- Governador Valadares – km 176,550
A BR-381 é considerada uma das rodovias mais movimentadas e estratégicas de Minas Gerais, ligando Belo Horizonte ao Vale do Aço e Governador Valadares.


