Concertos de Inverno trazem o melhor do violão brasileiro

A série Concertos de Inverno, que durante todo o mês de agosto brindou os valadarenses com música de altíssima qualidade, encerra-se neste sábado, na Casa do Médico, com o concerto de Itamar Assiere e Ney Conceição. É um concerto de piano e contrabaixo, dedicado “Aos violões”, nome do CD de Itamar Assiere que será lançado logo após sua apresentação.

O violão brasileiro é peça fundamental na identidade da composição brasileira. Desde os pioneiros do final do século XIX, que dedicaram suas obras exclusivamente ao instrumento, aos contemporâneos que o utilizam como ponto de partida para composições marcantes na canção popular, o instrumento ganhou uma linguagem única, extremamente sofisticada, que o mundo inteiro identifica como um dos símbolos da nossa música.

Na apresentação que faz no Projeto Concertos de Inverno, na Casa do Médico, Itamar Assiere traz uma série de compositores violonistas, como Toninho Horta, Guinga, João Bosco, Filó Machado, entre outros. Villa-Lobos está presente com Choros nº 1 – a obra que leva o choro para a sala de concerto nos anos 20 – e Garoto, com Sinal dos Tempos, que explica o porquê de o compositor ser uma das influências de Tom Jobim.

Ao longo dos anos, Itamar Assiere vem atuando essencialmente como acompanhador, tendo a oportunidade de dividir os palcos e estúdios com grandes nomes do violão brasileiro, tornando-se um admirador e observador do instrumento. Sendo o violão o principal instrumento de harmonia da música brasileira, “encaixar” o piano em uma banda com violões e seus derivados é algo complexo. Sem cuidado, é possível desvalorizar tanto os violões quanto o próprio piano. Ter acompanhado Dori Caymmi, Arthur Verocai, Rosa Passos, João Bosco, Cláudio Jorge, Guinga, Toninho Horta e Marco Pereira é uma prova de que Assiere vem se saindo bem na missão. E agora retribui seu sucesso como músico aos violões do Brasil, dedicando a eles seu primeiro voo solo.

Para o concerto na Casa do Médico, Itamar Assiere traz a Valadares um dos mais célebres contrabaixistas brasileiros, Ney Conceição, que iniciou a carreira em Belém do Pará, sua terra natal, tocando com vários artistas locais, inclusive com expoentes do folclore regional e, em 1996, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Participou de inúmeras gravações e tocou com grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional, como: Airto Moreira, Arthur Lipner – com quem gravou em Nova Iorque -, Carlos Malta, Cláudio Daeulsberg – com quem excursionou pelo Brasil e Europa, incluindo participação no festival de jazz de Montreaux, quando gravaram CD ao vivo -, além de participações especiais ao lado de gigantes da MPB.

Concertos de Inverno, sábado, 20h, no Auditório da Casa do Médico. Ingressos antecipados na Artifício Boutique (rua Barão do Rio Branco, 168, Centro). Informações: 33 99957.9131.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM