Conceição de Ipanema: prefeitura atualiza decreto e orienta sobre vacinação de crianças

Decreto 004/2022 estabelece novas medidas de enfrentamento à pandemia no município

A prefeitura de Conceição de Ipanema publicou, ontem (3), um novo decreto que dispõe sobre a revogação do Decreto 003/2021, de 21 de janeiro de 2022. O Decreto 004/2022, assinado pelo prefeito Samuel Lopes de Lima, estabelece novas medidas de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento da pandemia do coronavírus no município.

Além dos protocolos já adotados desde o início da pandemia – como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social – o documento comunica a suspensão, até o dia 6 de março deste ano, de todos os eventos e atividades coletivas, seja de natureza cultural, artística, educacional, social ou comercial em todo o âmbito do município. Ainda de acordo com o decreto, os eventos que já estão agendados deverão ser remarcados para outra data oportuna.

As aulas presenciais nas redes municipal e estadual também estão suspensas até o dia 6 de março. O decreto informa, ainda, que fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, adotar medidas de conscientização da comunidade quanto à vacinação do público infantil para o consequente retorno das atividades no ambiente escolar.

Vacinação de crianças

O departamento de Saúde do município já iniciou os trabalhos para imunização do público de 5 a 11 anos. A enfermeira Keilah Monique, responsável pelo setor de vacinação em Conceição de Ipanema, orienta pais e responsáveis legais sobre a função do termo de responsabilidade nesta importante etapa.

“Existe um termo de responsabilidade. Estes pais irão saber sobre ele antes da gente aplicar a vacina nas crianças. A gente vai ler esse termo de responsabilidade, onde constam os possíveis eventos adversos que essa vacina pode causar. A gente vai ler o termo e, se o pai consentir, nós vamos aplicar a vacina nas crianças. E qualquer dúvida que vocês tiverem sobre a vacina, podem nos procurar aqui na sala de imunização que nós vamos estar dispostos a sanar”, esclareceu a enfermeira.

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos acontece todas as sextas-feiras e as doses são distribuídas conforme as áreas dos agentes de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM