O Conselho foi certificado pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Atração de Investimento
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Valadares agora é certificado pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus Interlocutores Estaduais. A certificação atesta que o Conselho atende os requisitos exigidos pelo programa com base na existência de atrativos da cidade, estrutura para recepção de turistas e desenvolvimento econômico.
O reconhecimento faz parte do processo de desenvolvimento do novo Mapa do Turismo Brasileiro, uma espécie de raio X do potencial turístico do país. Por meio dele os municípios são classificados com letras que vão de “A” a “E”, em que são identificados conforme o desempenho da economia turística local. O mapeamento permite que o Ministério do Turismo conheça a demanda e vocação turística de cada local e promova políticas públicas de acordo com elas.
Fazer parte do Mapa do Turismo vantagens como criação e melhoria da infraestrutura turística, capacitações profissionais da área, financiamentos e promoção de destinos.
Valadares está na Categoria B, como Destino Indutor de Turismo Estadual. Em MG são 22 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, considerados aqueles que possuem infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados, que se caracterizam como núcleo receptor e/ou distribuidor de fluxos turísticos.
O objetivo principal da categorização é identificar desempenho da economia do turismo dos municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro de modo a otimizar a distribuição de recursos públicos e orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios.
Os municípios são agrupados de A a E, considerando quatro variáveis:
– Número de estabelecimentos formais cuja atividade principal é hospedagem;
– Número de empregos formais no setor de hospedagem;
– Estimativa de turistas a partir do estudo de demanda doméstica;
– Estimativa de turistas a partir do estudo de demanda internacional.