[the_ad id="288653"]

Companhia de Teatro Universitário é contemplada em editais para curso e produção de espetáculo

FOTO: Divulgação

GOVERNADOR VALADARES – A companhia de Teatro Universitário da UNIVALE começou 2024 com a aprovação em editais para dois projetos de fomento e financiamento à cultura. O primeiro projeto aprovado foi o de Fortalecimento de Organizações Locais (FOL), iniciativa da Fundação Renova com execução da empresa de consultoria H&P, beneficiando a trupe da universidade com capital de fomento e acesso a 40 horas de capacitação e mentoria. O outro edital em que o grupo foi selecionado é o da Lei Paulo Gustavo, com recursos financeiros para a produção de um espetáculo que terá duas apresentações totalmente gratuitas à comunidade.

Coordenador do Teatro Universitário e professor do curso de Pedagogia, Valdicélio Martins dos Santos avalia que a aprovação nos dois editais se soma às ações já desenvolvidas ao longo dos anos, consolidando a UNIVALE no cenário cultural em Governador Valadares. “Temos desenvolvido ações que promovem o reconhecimento do grupo como aglutinador de ideias e descentralizador da arte na região”, pontuou.

A formação prevista pelo edital de FOL aborda áreas como atuação em rede, gestão de projetos, educomunicação e legislação do terceiro setor, entre outras. Como coordenador do Teatro Universitário, Valdicélio já está participando de curso sobre organização em rede.

“O curso tem propiciado novos saberes acerca da busca por investimentos e organização de grupo. Entendendo que o Teatro Universitário é um grupo cultural que tem o incentivo da Fundação Percival Farquhar [FPF, a mantenedora da UNIVALE], mas também é possível buscar outros investimentos que se somem aos nossos desejos, como a aquisição de materiais próprios das Artes Cênicas. O FOL, além de levar ao nosso reconhecimento como grupo, e auxiliar em nossa organização, permite-nos adquirir materiais para construção de novos espetáculos”, afirmou o professor.

FOTO: Divulgação Univale

Apresentações gratuitas do grupo de Teatro Universitário

Pela Lei Paulo Gustavo, criada para reaquecer o setor cultural após a pandemia, o Teatro Universitário da UNIVALE conseguiu a aprovação para montar o espetáculo “Travessia: Nas terras do Rio Sem Dono”. Os dramaturgos serão, além de Valdicélio, as professoras Patrícia Genovez e Joana Paula Ataíde. A companhia lançará edital interno, para selecionar alunos extensionistas para compor o elenco. Serão duas apresentações gratuitas, na própria universidade e no Teatro Atiaia, previstas para acontecerem entre junho e agosto deste ano.

“A proposta é contar a história de Governador Valadares pela narrativa de pessoas subversivas e invisibilizadas na história, para dar vida e cor ao drama vivido durante um período de luta que se perpetua até os dias atuais. A ideia do projeto é criar uma dramaturgia própria, autoral, contada por pesquisadores da UNIVALE, em parceria com o mestrado em Gestão Integrada do Território”, explicou o coordenador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM