[the_ad id="288653"]

Comitiva do governo federal é recebida com manifestações de apoio no Vale do Lítio

FOTO: Divulgação

ARAÇUAÍ – Comunidades e prefeituras do Vale do Jequitinhonha – Salinas, Araçuaí e Itinga – foram visitadas pela comitiva da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Presidência da República, nos dias 11 e 15 de março.

A comitiva deu início às atividades denova rodada de escuta do território pelo Governo Federal para embasar novas políticas públicas na região e um processo de escuta.

A atuação das empresas de prospecção e beneficiamento de lítio sem barragem de rejeitos e zero carbono vem pautando debates sobre a relevância do Brasil na transição energética mundial e trazendo novas atenções para o Vale.

ASigma Lithium, maior produtora brasileira de insumo industrializado de lítio, opera na região e é reconhecida mundialmente por sua sustentabilidade socioambiental e colocação do seu “lítio verde” no mercado global. Considerada uma das maiores empregadoras do médio Jequitinhonha, além dos mil empregos diretos e treze mil indiretos, a empresa é hoje uma referência no microempreendedorismo feminino com iniciativas como o Fundo Dona de Mim, com aproximadamente 1700 mulheres já beneficiadas e pretende alcançar mais 8300 no curto prazo. Dentre as ações contra a seca, foram doadas 3000 caixas d’água para as famílias bem como foram realizadas 1400 das 2000 estruturas de irrigação para agricultura familiar.

Segundo a empresa, em sua atuação de amplo diálogo com o Poder Público, suas lideranças já estiveram com oito dos Ministérios que compõem o grupo de trabalho do Governo Federal, apresentandosua operação de indústria verde do lítio, que hoje já é a maior do Brasil e a única zero carbono no mercado global.  “O Presidente Lula veio ao Vale lançar o Fome Zero em 2003 e agora recebemos no Vale uma incrível iniciativa multi ministerial que vem testemunhar o desenvolvimento social e econômico sustentável ocorrido e ouvir o território.Há muitos relatos de esperança e também demandas de prosperidade. O governo mostrou-se ágil em sua coordenação transversal para atender as expectativas do Vale do Jequitinhonha sobre o desenvolvimento”, disse Lígia Pinto, VP de Relações Governamentais.

Durante a visita do governo, apoiadores da atuação da Sigma Lithium, mulheres beneficiadas pelo programa de microcrédito e 170 de seus colaboradores realizaram uma manifestação de apoio às atividades da empresa, levantando cartazes sobre as conquistas advindas dos investimentos realizados ao longo dos últimos anos.

As prefeituras também receberam a comitiva e apresentaram seus planos, demandas e ações, especialmente quanto às condições da estrada federal, educação e saúde.

FOTO: Divulgação

Comments 1

  1. Elvino Costa says:

    Minas Gerais, teve inicio de sua colonizacao com as Bandeiras, grupos privados, mas com patrocinio do Governo de Portugal que sairam principalmente de SP, que adentraram mata à dentro pelo territorio inospito à procura de Ouro, depois o Diamante e agora minerios de Ferro, Bauxita, Lítio , Fosfatos etc; o nome Minas Gerais foi bem adequado para denominar este rico Estado, cuja economia ampliou para a industria automotiva, siderurgia, aeroespacial com fabricacao de Helicopteros , ainda tem uma industria sem chaminés que é o turismo ainda incipiente, mas que pode expandir muito ; é preciso que os governantes tenham o espirito de Estadistas para administrar e equalizar as diferencas gritantes entre a regiao norte e sul do estado; estas ultimad decadas tem sido uma lastima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM