Comércio em Valadares começa semana com portas abertas

Decreto publicado pelo prefeito André Merlo sexta-feira (17) permitiu reabertura do comércio, desde que normas de higiene e segurança sejam atendidas; ação divide opiniões

Já é a terceira semana de abril, mas é a primeira segunda-feira do mês em que o comércio de Governador Valadares tem as portas abertas. Desde o dia 23 de março, quando foi decretado o distanciamento social na cidade, atividades não essenciais estavam proibidas. No entanto, desde o dia 6 abril, a prefeitura de Valadares vinha tomando medidas de flexibilização do funcionamento do comércio. O primeiro passo, no dia 6, foi o Decreto nº 11.135, que permitiu que alguns tipos de comércio funcionassem por agendamento.

Desde o último sábado (18), pelo Decreto nº 11.143, que foi publicado no fim da tarde de sexta-feira (17), os comerciantes puderam abrir as portas. O decreto prevê, inclusive, a reabertura do GV Shopping e o retorno do funcionamento de igrejas e academias, que ainda estavam proibidas.

No entanto, apesar da reabertura, as orientações continuam sendo para que as pessoas só saiam de casa por necessidade. Portanto, o movimento nas ruas não deve crescer tanto.

Bons resultados e baixa ocupação de leitos

De acordo com a nota que foi divulgada pela prefeitura, a decisão de flexibilização do comércio “tem como base os altos índices de recuperação das síndromes gripais e respiratórias agudas e graves dos pacientes, a baixa ocupação dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 e todo o trabalho de reestruturação que o Município vem realizando na Rede Pública de Saúde”.

A nota ressalta, ainda, que foi considerado o “risco de uma retração econômica nunca vista na história de Valadares e que pode comprometer o sustento das famílias”.

Normas de segurança

O Decreto nº 11.143 traz uma série de orientações e medidas obrigatórias que devem ser cumpridas pelos comerciantes e prestadores de serviço. Dentre elas, a de que os trabalhadores que são do grupo de risco para Covid-19, como idosos e doentes crônicos, permaneçam afastados. Além disso, os estabelecimentos comerciais deverão fazer controle de acesso na porta de entrada, permitindo a permanência de apenas uma pessoa para cada quatro metros quadrados de espaço.

Os estabelecimentos também devem disponibilizar álcool 70% em local visível, fazer higienização constante do local e demarcar, com sinalizador de cor destacada, o distanciamento mínimo de um metro entre clientes e balcões de atendimento. O shopping, que deverá ter capacidade de fluxo de pessoas reduzida em 50%, também terá que fazer controle de acesso nas entradas, e o cinema deverá permanecer fechado.

De acordo com o decreto, quem descumprir as normas de higiene e segurança poderá ter o estabelecimento interditado e perder o alvará de funcionamento.

Confira o Decreto 11.143 e saiba as medidas de segurança para cada tipo de estabelecimento.

Reabertura do comércio divide opiniões

Nas redes sociais, centenas de pessoas se manifestaram depois que a prefeitura anunciou o novo decreto. Enquanto alguns consideram a medida válida e necessária, para evitar uma piora nos impactos econômicos, outros questionam falta de clareza nas informações sobre como será a fiscalização das normas de segurança.

Valadares tem, até o momento, 7 casos confirmados de Covid-19 e 3 pessoas já tiveram morte provocada pela doença. Entretanto, 740 casos ainda são considerados suspeitos e apenas 83 foram descartados.

Confira o último boletim epidemiológico, divulgado nesse domingo (19):

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM