Lista com os convocados foi publicada no Diário Oficial do município; entrega de documentos segue até 18 de março
GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a convocação dos aprovados no processo seletivo para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE). A lista com os nomes foi publicada no Diário Oficial do município no último dia 14, e os convocados devem apresentar a documentação exigida até o dia 18 de março.
Defasagem no número de profissionais
Atualmente, Valadares conta com apenas 81 Agentes Comunitários de Saúde, número bem abaixo do ideal, que seria de até 338 profissionais, segundo a Prefeitura. Para reduzir essa defasagem e reforçar a equipe de atendimento nas unidades de saúde, a Prefeitura convocou 251 candidatos para a 1ª fase do certame, que consiste na habilitação para a função e entrega da documentação necessária.
Os candidatos aprovados devem comparecer ao Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Prefeitura para apresentar os documentos exigidos. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, mediante agendamento pelo site agendamento.valadares.mg.gov.br ou pelos telefones (33) 3279-7472 e 3279-7459, das 12h às 17h.
Documentos necessários
Para garantir a efetivação da contratação, os candidatos devem apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
- CPF e Carteira de Identidade;
- Título de Eleitor e último comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral;
- Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento (se casado, emitida nos últimos seis meses);
- Certificado de Reservista (para homens);
- Certidões de antecedentes criminais da Polícia Civil do estado de nascimento, do Tribunal de Justiça do estado e da Polícia Federal;
- Comprovante de residência atualizado;
- Consulta de qualificação cadastral no e-Social;
- Comprovante de escolaridade mínima exigida (Ensino Médio completo);
- Certificado de conclusão do curso introdutório de formação para ACS (40 horas);
- Foto 3×4 original.
Além disso, o candidato precisa comprovar que reside na área para a qual foi aprovado. Caso contrário, será eliminado do processo.
Fases do processo seletivo
A etapa de comprovação de requisitos é eliminatória e ocorre em duas fases:
- Habilitação para a função: análise da documentação exigida.
- Exame médico pré-admissional: realizado somente para os candidatos que forem aprovados na fase anterior.
Os aprovados devem acompanhar as publicações no Diário Oficial do município e os comunicados enviados via correio ou e-mail. Caso não assumam o cargo dentro do prazo de 30 dias após a contratação, será considerado abandono de função.
Convocação dos ACEs e prazos para recurso
Além dos ACS, a Prefeitura também convocou 107 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) que apresentaram a documentação no DRH em outubro do ano passado. O resultado preliminar foi divulgado nesta segunda-feira (17), no Diário Oficial do município.
Os candidatos têm até três dias úteis para interpor recurso contra o resultado. Para isso, devem formalizar a solicitação com justificativa clara e objetiva diretamente no DRH da Prefeitura, das 12h às 17h. Após esse período, o resultado será definitivo, e os candidatos serão convocados para o exame médico pré-admissional.
Atualmente, Valadares conta com 63 agentes contratados, sendo seis remanescentes do processo seletivo anterior.







