Já estamos na Semana Santa e, além do feriado que antecede à Páscoa, já aguardamos também pelo próximo feriado, dia 21 de abril (Tiradentes). No entanto o que para a maioria da população é sinônimo de tranquilidade, para os colaboradores da Fundação Hemominas já é sinal de preocupação à vista.
De acordo com a assistente de captação Erilane Barbosa, nos meses de feriados o número de doações de sangue diminui. Em contrapartida, a demanda tende a aumentar. Diante disso, os estoques acabam sendo insuficientes para atender à população.
“Com a aproximação dos feriados nós estamos preocupados com este cenário. Muitas pessoas viajam e diminui o comparecimento de doadores. E nestas viagens pode aumentar a demanda por transfusão de sangue, porque podem acontecer os acidentes. Então além de ter a demanda contínua, a gente ainda tem que atender a esta demanda”, explica.
A assistente detalhou, ainda, que a fundação controla a quantidade de bolsas disponíveis no estoque por uma tabela. Nesta tabela, consta a quantidade necessária para atender aos pacientes de Valadares e região por 3 dias consecutivos (cor vermelha) e o atual número de bolsas no estoque (cor branca).
Tipos sanguíneos “O+” e “O-” são os mais escassos
A assistente de captação ressalta que os sangues do tipo O positivo (O+) e O negativo (O-) são os mais necessitados e menos doados. Conforme a tabela atualizada na última sexta-feira (8), o estoque de ambos os grupos se encontra em estado crítico.
Então por conta desta preocupação, a Fundação Hemominas decidiu intensificar a campanha de coleta nesta semana. Dias 12 e 13, pessoas que pertencem aos grupos O+ e O- podem realizar a sua doação, tendo ou não feito o agendamento por meio do site. Portanto basta comparecer a alguma das unidades, nos horários de 7h30 às 16h.
Começar a semana fazendo o bem
Já no comecinho desta segunda-feira (11), alguns doadores compareceram à unidade que está localizada na rua Barão do Rio Branco, no centro de Valadares. Dentre o time solidário estava um grupo de pessoas que vieram de Santa Rita de Minas. Eles vestiam uma camisa branca com a frase “Projeto Salvando Vidas”.
Maria Sônia Calais é auxiliar de limpeza e veio com o grupo de Santa Rita de Minas. Ela está doando sangue pela 4ª vez e deixa seu apelo a quem ainda não é um doador:
“Peço a todo mundo para fazer sua doação. É muito gratificante saber que o sangue da gente está salvando uma vida. Então peço a toda à população para se conscientizar. É muito tranquilo, não perde muito tempo. Sempre tem alguém, da cidade da gente mesmo, que a gente já perdeu [por falta de sangue]. Com isso, a gente se conscientiza mais ainda. E já sobreviveu gente também com as nossas doações”, destaca a doadora.
Enquanto isso, na sala de coleta, Elisângela Marques realizava a primeira doação da sua vida. De acordo com a auxiliar administrativa, ela sempre quis ser uma doadora, mas deixava para depois. Agora decidida, Elisângela Marques afirma que esta é, com certeza, a primeira vez de muitas outras que virão.
Doação contínua
Por fim, a assistente de captação aproveitou para reforçar aos doadores que, assim como Elisângela Marques, voltem sempre que possível à sala de coleta. De acordo com Erilane Barbosa, a repetição do gesto é importante para que os estoques se mantenham suficientes. Além disso, ela salienta que, se homens e mulheres comparecerem à Hemominas no tempo pedido, a escassez de sangue poderá ser sanada:
“O homem pode doar em torno de 4 vezes num período de 12 meses. A mulher, ela pode doar em torno de 3 vezes num período de 12 meses (a cada 90 dias). Então se cada um vier pelo menos umas 2 ou 3 vezes no ano, a gente não passaria por tanta falta de sangue igual a gente tá passando”.
Mas para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar com boa saúde, alimentado (a) e descansado (a) e apresentar documento de identificação com foto. Mais detalhes sobre os requisitos básicos de doação, você pode consultar no site da Fundação Hemominas.
Em Valadares, uma das unidades de captação está localizada na rua Barão do Rio Branco, nº 717 – Centro. O telefone é o (33) 3212-5800.