Com aumento de infecções respiratórias, escola infantil de Valadares promove noites de tira-dúvidas com infectologista e pediatra

O objetivo da escola é orientar as famílias dos alunos sobre o alto índice de contágio de doenças respiratórias no inverno

A chegada do inverno trouxe algumas mudanças não só climáticas, mas para a saúde das crianças que estudam na Escola da Gente, do ensino infantil, no centro de Valadares, e todos os outros pequenos que não podem deixar a rotina escolar.

De acordo com a professora Luciana Leão, que integra a equipe pedagógica da instituição, muitas crianças estão adoecendo, o que tem interferido nas atividades escolares. “Neste período do início do inverno, nós notamos que muitas crianças estão adoecendo. Principalmente com as doenças respiratórias”, comentou Luciana Leão.

Diante disso, a escola promoverá, na próxima semana, noites de tira-dúvidas com a presença de um infectologista e um pediatra. Segundo a professora, os profissionais irão repassar dicas de cuidado com a saúde das crianças nesse período. O propósito da ação é orientar os responsáveis legais de forma que possam, juntamente com a escola, prevenir e combater casos de infecção respiratória entre os pequenos estudantes.

Além disso, a profissional da Educação chama a atenção dos adultos acerca dos cuidados com a criança em casa, já que muitos responsáveis acabam atribuindo o contágio de infecções respiratórias ao convívio escolar.

“Nós sentimos a necessidade de estar convidando profissionais da área da pediatria, com a presença do Dr. Augusto Barbosa e da infectologista Patrícia Ferraz. Porque eles vão estar passando para os pais algumas dicas e tirando as dúvidas perante os pais, porque tem muitos responsáveis pelas crianças que acham que as crianças adoecem por causa da escola, que elas adoecem na escola“, exemplificou.

Propensão a doenças respiratórias

De acordo com o Ministério da Saúde, as temperaturas baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria covid-19. A educadora do colégio valadarense ressalta que, desde o início da pandemia, a escola vem tomando os devidos cuidados, principalmente com a higienização do espaço.

“Desde o início da pandemia a gente vem tomando todas as precauções, todos os cuidados para com as crianças. A escola é desinfetada todo final de semana, continuamos com o uso do álcool em gel, o tanque de areia (onde as crianças brincam) é desinfetado todo final de semana”, pontuou.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, outras doenças, como sinusite, rinite, crises de asma e bronquite, também aumentam nesta época.

“E esses profissionais vão estar alertando quais são os cuidados que os pais devem ter, que sim, neste período de inverno, as crianças têm mais propensão às doenças respiratórias. Então a gente viu a necessidade desse tira-dúvidas, dessa troca de experiências de cada um”, explicou a professora Luciana Leão.

Noites de tira-dúvidas | Programação

A equipe pedagógica da escola informa que a primeira noite de tira-dúvidas de pais e responsáveis com o pediatra e a infectologista acontecerá na terça-feira (21), às 19h, para as turmas de 1, 2 e 3 anos e turno matutino. Já para crianças de 4 a 10 anos, o encontro será na quinta-feira (23), também às 19h.

A Escola da Gente está localizada na rua Prudente de Morais, n° 457, Centro. O telefone para contato é o (33) 3271-0205.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como