Rede de Notícias do Sindijori MG
Agronegócio mineiro terá recorde
A valorização das commodities está contribuindo para que as exportações do agronegócio de Minas Gerais sejam recorde em 2022. Entre janeiro e agosto, os embarques dos produtos agrícolas e pecuários já movimentaram US$ 10,23 bilhões, apresentando um incremento expressivo de 46,8% frente ao mesmo período do ano passado. Com o resultado, a tendência é encerrar o ano superando o valor gerado em 2021, que foi de US$ 10,5 bilhões e até então o recorde. Somente nos oito primeiros meses de 2022, a movimentação financeira já representa 98% do que foi registrado nos 12 meses de 2021. (Diário do Comércio- Belo Horizonte)
Monlevadenses têm Casa de Apoio
O prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro, e o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes, finalizaram em Belo Horizonte a contratação de uma Casa de Apoio para pacientes monlevadenses que fazem consultas, exames e procedimentos de saúde em Belo Horizonte. Para a contratação do serviço, a Prefeitura realizou um processo licitatório que teve como vencedora a empresa Maria Bunita Convivência – uma das mais respeitadas casas de apoio de Belo Horizonte. (De Fato Online – Itabira)
Guarda recebe armas
A guarda civil municipal de Varginha recebeu armas de fogo para seu efetivo. Ao todo foram recebidas 60 pistolas .40 e 5 espingardas calibre 12. Para a utilização desse armamento, o efetivo da GCMV passou por curso de capacitação obrigatória, quando receberam instruções teóricas e práticas e posterior aprovação nos testes psicológicos, além de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo curtas e longas. (O Debate – Varginha)
Campanhas arrecadam brinquedos
Grupos solidários de Uberlândia estão se mobilizando para proporcionar um dia especial e mais feliz para crianças carentes no próximo dia 12 de outubro. As campanhas de arrecadação de brinquedos e alimentos já começaram e contam com a ajuda da população, que pode apadrinhar as iniciativas. A coordenadora do Grupo Alegria Uberlândia, Camila Kalil, é uma das idealizadoras da campanha deste ano, intitulada “Brincadeira de Criança”. A meta da edição atual é arrecadar dois mil brinquedos para crianças de até 12 anos que residem nas proximidades do Assentamento Irmã Dulce, na região oeste da cidade. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
Meio Ambiente tem audiência pública
Atendendo ao que dispõe a Lei Orgânica do Município, a Câmara de Poços realizará uma audiência pública para discutir quatro Projetos de Lei em tramitação nas Comissões Permanentes. As matérias são relativas ao meio ambiente e devem, obrigatoriamente, ser debatidas pelo Legislativo e população. Um deles institui o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional e Sustentável da Água e de Reuso de Águas Servidas em Edificações. A proposição tem o objetivo de instituir medidas que introduzam a conservação, o uso racional e a utilização de fontes alternativas para captação de água, bem como a conscientização dos usuários sobre a importância da preservação. (Poços Com – Poços de Caldas)
Sala de Atendimento no Lar Santa Maria
A Prefeitura de Mariana, por meio da secretaria de Saúde, entregou a Sala de Atendimento Odontológico ao Lar Santa Maria. O novo espaço irá facilitar o atendimento dos cerca de 70 acolhidos da instituição. Segundo a coordenadora do setor odontológico do município, Vânia Godoy, uma profissional será direcionada para realizar os tratamentos dos acolhidos. Ela ressaltou a importância do projeto. “Os atendimentos vão ser realizados de acordo com uma lista de necessidades passada pela instituição. A instalação desta sala é importante, porque, muitas vezes, eles não conseguiam chegar até a gente, mesmo tendo a necessidade de um atendimento. E agora isso vai mudar, o atendimento vai vir até eles”, informou Vânia. (O Liberal – Ouro Preto)
Via JF assumir transporte
O dia 27 de setembro deve ser marcado como o último de operações da Tusmil no transporte público da cidade. É o que aponta a determinação instituída no processo de caducidade contra a empresa, iniciado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em março deste ano. Na época, o secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David, argumentou que a decisão do rompimento de contrato tinha como base um relatório elaborado pela PJF, que verificou que as diversas irregularidades apontadas na operação do serviço não foram sanadas pelo Consórcio Manchester, que tinha somente a Tusmil como integrante – tendo em vista que a empresa Gil encerrou suas atividades em 2020 ao alegar dificuldades financeiras. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)