A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou na última sexta-feira (13), no auditório Dr. Gilberto Campos de Oliveira, a VII reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental.
Durante o evento, além das dinâmicas de grupo, foi apresentada a Construção do Plano de Ação Municipal da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Pedra Azul. O supervisor clínico, Glaubert Gomes de Souza, falou sobre a importância do diagnóstico situacional do território como premissa para planejamento das ações e propostas de implantação de novos serviços a compor a RAPS do município e da microrregião.
A referência técnica em saúde mental, álcool e outras drogas da GRS Pedra Azul, Daniela Mendes, lembrou que no mês de abril foram realizadas reuniões com as microrregiões de Almenara/Jacinto, Itaobim e Pedra Azul para elaboração e atualização do plano com vigência 2022/2025.
Também foram temas do encontro os serviços que compõem a RAPS, o financiamento do governo federal e do Estado; o cenário assistencial da região e propostas de serviços a serem pactuados por meio da devolutiva dos planos de ações municipais. Segundo Daniela Mendes, os planos serão consolidados em um plano de ação regional da RAPS a ser pactuado na reunião da CIB microrregional de junho.
O evento contou com a participação dos coordenadores municipais de saúde mental, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), da Atenção Primária dos Municípios e Supervisores Clínico-Institucionais. Também estiveram presentes as referências técnicas municipais em saúde mental do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), referências técnicas em saúde mental hospitalar e técnicos da GRS Pedra Azul. Informações: Secretaria de Estado de Saúde