Estagiárias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação se destacaram na competição
Entre os dias 11 e 13 de dezembro, estudantes do ensino superior e técnico de Governador Valadares, Grande Vitória e Vale do Aço participaram do Desafio Atitude Ambiental, uma imersão para desenvolver e impulsionar soluções inovadoras e criativas que estejam conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda da Organização das Nações Unidas.
A iniciativa, que foi promovida pela Vale e aconteceu de forma online, por conta da pandemia, teve como temática central o combate ao descarte irregular de resíduos sólidos e a eliminação de focos de queimadas. E as estagiárias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação participaram e se destacaram na competição.
Enquanto Ana Carolina, que é estudante de Economia da UFJF-GV, foi integrante de uma das seis equipes finalistas, a solução apresentada pelo time de Victória Araújo, que estuda Administração na mesma instituição, conquistou o primeiro lugar. Como premiação, o LX Hunter’s recebeu aporte de R$ 7 mil e seis meses de mentoria pelo programa de desenvolvimento de negócios Lemonade.
Victória explicou que “o LX Hunter’s tem como proposta o uso de drones para analisar imagens, a fim de encontrar áreas com risco iminente de queimadas e localizar pontos ideais para se fazer aceiros e outros métodos de combate a incêndios florestais”. Também fizeram parte da equipe Laura Eler, estudante de Fisioterapia da UFJF-GV, e Rafael Mendes, da Grande Vitória.
Compuseram a banca final de jurados: Erika Teixeira, product owner da Fundep; Paula Cardoso, CEO da Leal Sustentabilidade; José Borges, gerente de Sustentabilidade da Pif Paf Alimentos; Luiz Grilo, CEO da Residuall; e Bruno Furquim, coordenador de Comunidades da Vale.
O secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Hilton Manoel, parabeniza as estagiárias pelo resultado alcançado e destaca a importância desses eventos de mobilização junto às universidades para a formação de uma cultura de inovação e da busca por soluções para as demandas da região.