[the_ad id="288653"]

Clima dificulta provas do Brasileiro de Parapente

FOTO: Leonardo Morais

Pelo terceiro dia consecutivo, o clima atrapalhou o Campeonato Brasileiro de Parapente, que está sendo realizado no pico da Ibituruna, em Valadares. De acordo com a Prefeitura, apesar da chuva ter caído no último domingo (2), a umidade do ar dificulta as provas.

Na segunda-feira (3), primeiro dia do campeonato, apenas 54 pilotos concluíram a prova, dentre os 125 participantes. Entre eles, os valadarenses Leonardo Machado (15º), Enderson Nascimento (19º) e João Luiz Marques (52º).

O primeiro a completar a etapa foi o atual campeão brasileiro, Gilmar Couto, seguido pelos cariocas Érico Oliveira e Phil Haegler.

De acordo com Érico Oliveira, a umidade fez com que 70% da prova fosse mais difícil. “Hoje ainda tinha muita influência da chuva e umidade de ontem. Até uns 70% estava bem sofrido devido à grande sombra. Mas, no fim da prova, a coisa fluiu melhor e conseguimos chegar bem ao final.”

A prova dessa terça-feira (4) foi de 66 km, passando por São Vítor, depois Tumiritinga e com chegada na Chácara Paraíso. Contudo a condição climática estava ainda pior que na segunda-feira (3), segundo a Prefeitura de Valadares. Apenas seis pilotos completaram a etapa.

Destaque para o capixaba Filipe Marques, que concluiu a prova, e para a piloto fluminense Isabela Sales, que pelo segundo dia consecutivo completou a etapa. Isabela está em quarto no ranking geral e lidera o ranking feminino.

Apesar de nenhum valadarense ter conseguido ir até o goal (ponto determinado de chegada), Leonardo Machado terminou a prova em nono lugar e está em sexto no ranking geral da competição.

Segundo o piloto, a prova foi muito difícil e de muita resistência. “Pelo fato de a condição de hoje estar mais fraca, foi mais difícil, com térmicas fracas e voo lento”, afirmou.

Prova do dia

Nesta quarta-feira (5), a prova foi de 76,4 km e o trajeto foi por Itanhomi, Divino do Traíra e, o goal, em Sobrália. Os resultados estão neste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM