O Centro Unificado de Esportes, Lazer e Artes de Governador Valadares (CEU das Artes) está oferecendo aulas gratuitas de capoeira para crianças a partir de 7 anos de idade. As oficinas acontecem na segunda e na quarta-feira das 19 às 20 horas.
O CEU das Artes aposta no reforço do compromisso com a cultura de matriz africana em conjunto com a cultura mineira, a chamada a afromineiridade. A capoeira une instrumentos típicos e cantos para que os praticantes se confundam em meio à dança.
“A comunidade ali em volta é muito rica para qualquer coisa, não só pela cultura, mas para música, futebol, arte e qualquer outro tipo de coisa. A capoeira faz parte da história do Brasil, pois, com a vinda dos negros africanos, aqui foi desenvolvida e criada a arte da capoeira como forma de se defender, mas, com o passar dos anos, hoje ela é arte e brincadeira. Assim como já libertou muitos dos nossos ancestrais antigamente, nos tempos de hoje já ajudou muita gente que não tinha nada na vida e com a capoeira foi se reconhecendo e progredindo na vida”, conta o instrutor Oldak Jr, conhecido como Marreta.
As aulas fazem parte das ações sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado em dia 20 de novembro, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi entrou na história como um dos maiores líderes brasileiros e um símbolo da luta contra o sistema escravagista do país. Fonte: Prefeitura de Valadares