Centro de Atenção Psicossocial especializado em álcool e drogas de Manhuaçu terá atendimento 24 horas

A ampliação dos serviços do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Manhuaçu foi entregue, nessa quarta-feira (21/09), aos usuários e servidores da unidade, dentro da programação do Sarau da Primavera, que ocorre todos os anos. O CAPS Álcool e Drogas tipo II agora passa a ser tipo III e atender 24 horas por dia.

Estiveram presentes a prefeita Imaculada; a secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia; a presidente do Conselho de Saúde, Vanda Lúcia Carneiro; o representante da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu e referência técnica em saúde mental, Marcos Alexandre; as vereadoras Mariley do Carmo e Rose Mary Cattapreta; além de coordenadores, servidores e usuários da saúde. 

Prefeita Imaculada/ Crédito: Prefeitura de Manhuaçu

O CAPS AD é referência para 11 municípios, além de Manhuaçu, e atende uma população de mais de 200 mil pessoas. “Hoje nós nos tornamos CAPS III 24 horas. Antes o CAPS AD fechava às 17 horas. Hoje, aquele paciente que nós percebemos a necessidade de cuidado, nós podemos entender por 24 horas dentro da instituição, sendo cuidado por toda a equipe, médica, multidisciplinar, psicólogo, assistente social, oficinas terapêuticas; é mais uma alternativa de cuidado para o usuário. Eu agradeço muito a Prefeitura de Manhuaçu, a Secretaria de Saúde, por ter abraçado essa ideia, ampliando o cuidado em saúde mental e a oportunidade de estar à frente desse momento”, destacou Luana Estanislau, coordenadora da unidade.

A Secretária de Saúde, Ana Lígia, agradeceu a equipe que socorreu o município no auge da pandemia, ao ceder o espaço para que a UAR funcionasse. “Pode parecer até repetitivo falarmos da pandemia, mas, quando assumimos a Prefeitura, nos deparamos com a UAR em um local que não comportava o tanto de atendimento que estávamos realizando, e ela veio para esse lugar, que nos foi emprestado, para que pudéssemos dar melhores condições para a população naquele momento. Agradeço pela parceria naquele momento difícil, por termos lutado juntos para conseguir essa habilitação. E tenho a certeza de que quem ganha é usuário, é a população”.

Já a prefeita Imaculada falou sobre a importância de prestar um bom atendimento à população e o que a nova habilitação trará benefícios: “É um momento de grande alegria podermos ofertar mais este serviço à população que necessita. Tenho a certeza de que a equipe do CAPS AD não tem medido esforços para que possamos tratar os usuários de drogas, prestando um bom atendimento, dando o seu suor pelo bem das pessoas. É o que tenho falado, que nós estamos aqui é para servir a população, as pessoas; é isso que importa”.

Crédito: Prefeitura de Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM