[the_ad id="288653"]

Cemig abre edital para patrocinar projetos culturais em Minas Gerais

FOTO: Freepik

BELO HORIZONTE – A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abriu um novo edital para seleção de projetos culturais que serão patrocinados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As inscrições vão até o dia 30 de abril. De acordo com a empresa, o objetivo é fortalecer o setor cultural no estado, ampliar o acesso às artes e promover a integração entre artistas, produtores e o público mineiro.

Os projetos aprovados vão compor o Banco de Projetos Culturais da Cemig. Eles precisam estar formalmente inscritos e aprovados pela nova Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (Lei nº 24.462/2023), no momento da contratação.

Temas prioritários

Nesta edição, a Cemig vai priorizar três temáticas:

  • Ano Mineiro das Artes (AMA 2025): projetos que celebrem as artes em Minas Gerais com eventos, exposições e ações formativas;
  • Natal: iniciativas ligadas à cultura natalina, como peças de teatro, corais e feiras de artesanato;
  • Carnaval: projetos voltados à valorização das manifestações carnavalescas mineiras.

A Cemig aceitará propostas nas áreas de artes visuais, teatro, literatura, cinema, música, patrimônio cultural e criatividade.

Cronograma

Inscrições: até 23h59 do dia 30 de abril de 2025
Análise técnica
: de 30/04 a 15/05
Divulgação dos resultados
: 16 de maio de 2025 no site da Cemig

As propostas precisam demonstrar conexão direta com as temáticas indicadas e estar voltadas para execução no estado de Minas Gerais. O patrocínio será concedido até o limite permitido pela Lei de Incentivo. Caso não haja recursos disponíveis, mesmo projetos aprovados podem não ser contemplados.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Formulário de Captação de Projetos Culturais, disponível no site da Cemig. Basta preencher os dados solicitados e enviar a proposta para análise. O canal de inscrição é permanente, o que permite que artistas, instituições e fazedores de cultura apresentem seus projetos a qualquer momento.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Clique aqui para mais informações sobre o Banco de Projetos Culturais.

Comments 1

  1. João says:

    Cadê os idiotas de plantão comentando da lei Rouanet ?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM