GOVERNADOR VALADARES – Nesta quinta-feira (6), Dia Livre de Impostos (DLI), a CDL-GV, em parceria com empresários da cidade, promove ações para conscientizar a população sobre a carga tributária no Brasil e o impacto negativo no poder de compra e no desenvolvimento econômico do país. O Dia Livre de Impostos é uma ação de iniciativa do setor comercial com o objetivo de conscientização e protesto contra a carga tributária.
Em Governador Valadares, a data foi marcada por mobilizações nas regiões centrais da cidade. Na parte da manhã, na Praça Serra Lima, a CDL-GV, em parceria com a concessionária MCV Chevrolet, realizou uma ação educativa utilizando um carro como exemplo. O público comparou o preço do veículo “com imposto” e “sem imposto”, evidenciando o impacto da carga tributária no bolso do consumidor. De acordo com a empresa, do valor total do veículo 9,5% é imposto. O Chevrolet Tracker com imposto é avaliado em R$ 178 mil. Já sem imposto fica pouco mais de R$ 161 mil.
“A ideia é que o empresário que está participando venda alguns de seus produtos por um preço sem imposto, para que o consumidor perceba que poderia ter um poder de compra maior se nossos impostos não fossem tão altos”, comenta Décio Pessoa – Diretor da CDL-GV.
Para amplificar a mensagem e alcançar mais pessoas, a CDL-GV mobilizou pelas ruas do Centro da cidade um tour em um mini trio elétrico. O objetivo foi alertar a população sobre a alta carga tributária e pressionar o poder público por medidas que reduzam os impostos e incentivem o crescimento econômico.
Carga tributária
Um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) revela que, em 2024, o brasileiro trabalhou até o dia 28 de maio (149 dias) apenas para pagar impostos. Isso significa que a carga tributária sobre renda, patrimônio e consumo representa 40,71% do rendimento médio do brasileiro.
Outro estudo do IBPT, sobre o Índice de Retorno ao Bem Estar da Sociedade, aponta que o Brasil, entre os 30 países com maior carga tributária, é aquele que oferece o pior retorno à população em relação aos valores arrecadados. Ou seja, os impostos pagos não se revertem em serviços públicos de qualidade para a população, impactando negativamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Comments 1
O Tracker não é esse valor, queremos descontos no comércio na gasolina!!!!Li