Pela primeira vez na história haverá segundo turno em Governador Valadares
ELEIÇÕES 2020 – Faltam cinco dias para a realização do segundo turno em Governador Valadares. Eleitores vão escolher o novo prefeito ou reeleger o atual para os próximos quatro anos. Disputam o pleito André Merlo (PSDB), que tenta a reeleição, e Dr. Luciano (PSC).
No Cartório Eleitoral da avenida Minas Gerais, os chefes das três Zonas Eleitorais (118,119 e 318) estão acertando os últimos detalhes para o dia de votação, que será inédita no município, no próximo domingo (29). Ao todo, a cidade tem 710 seções eleitorais e 98 locais de votação (escolas ou creches).
Cerca de 600 urnas foram programadas para o dia da votação. O último dia de testes é hoje (24). No sábado (28), as urnas serão separadas e no dia da votação serão encaminhadas para os locais de votação.
Número de abstenções deve ser maior do que foi no primeiro turno
De acordo com Rubens Vieira, chefe do Cartório da 119ª Zona Eleitoral, neste domingo a tendência é o número de abstenções ser maior do que no primeiro turno.
Espera-se também que a apuração dos votos seja mais tranquila do que foi no primeiro turno, quando ocorreu atraso de mais de quatro horas na divulgação dos resultados. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , o atraso foi provocado pela falta de calibragem na inteligência artificial de um supercomputador, operado pela empresa de tecnologia Oracle.
Confira a entrevista completa com o chefe de cartório, Rubens Vieira, no Balanço Geral, na TV Leste.
Segurança
Estará reservado o primeiro horário, de 7h às 10 horas da manhã, preferencialmente, para as pessoas maiores de 60 anos, que já estão no grupo de risco para a pandemia de Covid-19.
Os eleitores que tiverem diagnóstico de Covid-19 nos 14 dias anteriores à data de votação (ou seja, a partir de 1º de novembro) não devem sair de casa para votar. A mesma orientação vale para aqueles que tiverem febre no dia da votação, segundo as recomendações do Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais de 2020, elaborado pelo TSE.