por THIAGO FERREIRA COELHO
thiago@drd.com.br
O Cartório Eleitoral e a Central de Atendimento ao Eleitor, ambos na avenida Minas Gerais, em Governador Valadares, estão de recesso nos dias 30 e 31 de dezembro, permanecerão fechados no feriado de 1º de janeiro e atenderão com horário reduzido até o dia 6 de janeiro de 2020. A partir do dia 7, o horário de funcionamento voltará a ser das 8 às 18 horas.
Nos dias 2, 3 e 6 (quinta-feira, sexta-feira e segunda-feira), o horário de atendimento será das 13 às 17 horas. O expediente faz parte do regime de plantão que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) determinou para a Justiça Eleitoral em todo o Estado entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020, durante o recesso do Poder Judiciário, com exceção dos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, além dos feriados e finais de semana.
Biometria
A Justiça Eleitoral é responsável pelo cadastramento biométrico, procedimento que é obrigatório para os eleitores valadarenses. O prazo final para a regularização é até dia 21 de fevereiro de 2020. Quem não realizar o procedimento terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2020, além de estar sujeito a multa e outras penalidades.
Caso menos de 200 mil eleitores façam o recadastramento, Valadares perderá a possibilidade de ter um segundo turno na disputa pela Prefeitura. Dos quase 209 mil eleitores registrados no município, até o dia 20 deste mês apenas 135,4 mil cadastraram os dados biométricos – 64,81% do total.
Para se regularizar perante a Justiça Eleitoral, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor, e apresentar um documento de identidade com foto, um comprovante de residência e, preferencialmente, o título de eleitor. O atendimento pode ser agendado por telefone, no número 148, ou no endereço eletrônico do TRE-MG: http://www.tre-mg.jus.br.