Cartilha Educação Patrimonial é entregue na Academia Valadarense de Letras e na Biblioteca Municipal

Na última terça-feira (14), a Cartilha Educação Patrimonial foi entregue na Academia Valadarense de Letras e na Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Zappi. A criação da cartilha é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) com a UNIVALE, em projeto desenvolvido pelo Grupo Intensivo: Educação Patrimonial em Prática do Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural.

Para a gerente do Departamento de Patrimônio, Roberta Avelar de Castro, o acesso ao público é muito importante. “Nós buscamos o reconhecimento dos nossos bens e sendo assim, a valorização e a preservação dos mesmos. Acreditamos que a conscientização começa em família, dentro de casa e, assim, podemos levar a cada indivíduo a sua identidade cultural e a sua formação como cidadãos”, afirmou.

A historiadora Sandra Nicoli faz parte do Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural e acredita que a cartilha ajudará a fortalecer a noção de pertencimento, como também ao empoderamento das ações do próprio conselho.

“Geralmente a educação fica muito voltada para as crianças, mas a Educação Patrimonial vai além das crianças, é para o desenvolvimento comum. Já havíamos entregue no Museu da cidade, Córrego dos Bernardos e Secretaria de Educação. Hoje trouxemos para a Biblioteca e Academia Valadarense de Letras, mas também vamos distribuir para universidades e outros órgãos. É muito importante que a educação patrimonial permeie todas as instâncias”, enfatizou.

A Primeira Secretária da Academia Valadarense de Letras, Maria Bernadete de Almeida Brito, achou a iniciativa excelente: “Essa iniciativa é maravilhosa. É muito importante que toda população conheça a cultura e os bens de nossa cidade. Sou baiana mas moro aqui há muitos anos e sou apaixonada por GV”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM